Conhecimento sobre a presença da filmadora, níveis de ansiedade e desempenho motor global de crianças

Autores

  • Fabiana Monteiro Bassi Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades
  • Flávio de Souza Castro Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luciano Basso Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
  • Jaqueline Freitas Oliveira Neiva Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades
  • Cassio de Miranda Meira Junior Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades

DOI:

https://doi.org/10.11606/1807-5509201700040857

Palavras-chave:

Habilidade Motora; Ansiedade; TGMD-2; Crianças.

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo investigar o efeito do conhecimento sobre a presença da filmadora no desempenho de habilidades motoras fundamentais e a relação com os níveis de ansiedade em crianças. Participaram da pesquisa 31 crianças do sexo masculino, com idades entre 7 e 9 anos, as quais executaram seis habilidades motoras de locomoção e seis de controle de objeto do Teste de Desenvolvimento Motor Global 2 em duas situações, com a filmadora visível e com a filmadora oculta. O questionário de ansiedade traço-estado para crianças de Spielberger foi utilizado para medir os níveis de ansiedade antes e durante a realização do teste motor. Cada criança foi testada nas duas condições, com intervalo de três meses entre os momentos de coleta. Os testes t de Student para amostras dependentes indicaram desempenhos superiores para a condição de filmadora visível no subteste controle de objeto e no coeficiente motor geral. Em ambas as condições, o teste de qui-quadrado apontou que a maioria das crianças apresentou nível “muito pobre” de desenvolvimento motor global. Não foram encontradas correlações significativas entre ansiedade e desempenho motor. Os achados foram discutidos com base em teorias de motivação para o desempenho, fundamentalmente sobre aspectos relacionados à autodeterminação, fluxo e nível de ativação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2017-12-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Conhecimento sobre a presença da filmadora, níveis de ansiedade e desempenho motor global de crianças. (2017). Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 31(4), 857-867. https://doi.org/10.11606/1807-5509201700040857