A aplicação da análise dos componentes principais para o estudo do controle postural

Autores

  • Luis Mochizuki Universidade de São Paulo; Escola de Artes, Ciênciase Humanidades
  • Alberto Carlos Amadio Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1807-55092007000100007

Palavras-chave:

Controle postural, Componentes principais, Biomecânica, Ajuste postural, Ginástica artística

Resumo

O objetivo do estudo é aplicar a análise dos componentes principais (ACP) no estudo do ajuste postural antecipatório (APA) e compensatório (APC). Utilizamos uma plataforma de força para determinar o COP e momento de força no apoio e um eletromiográfo para obter a atividade eletromiográfica (EMG) do mm. tibial anterior esquerdo e direito e mm. gastrocnêmico lateral esquerdo e direito. Participaram 43 crianças saudáveis divididas em grupos (Não-Ginasta, Ginasta Intermediário e Ginasta Avançado) que executaram a elevação da coxa esquerda o mais rápido possível e ficaram paradas durante 2 s com os olhos abertos ou fechados. Analisamos as variáveis atividade eletromiográfica, centro de pressão, momentos de força e força de reação do solo durantes os ajustes posturais antecipatório e compensatório. Usamos ACP para estudar as variáveis. Com os olhos abertos, as variâncias dos componentes principais do Momento de força e EMG apresentaram diferença entre grupos e ajustes posturais. Com os olhos fechados, as variâncias de COP, momento de força e EMG apresentaram diferenças entre grupos e ajustes posturais. Cada variável apresentou redução do número de dimensões do sistema e as variabilidades nos componentes do COP, EMG e momento de força são explicadas pelo primeiro componente principal CP1; para os grupos, o percentual da variabilidade de CP1 cresce com o aumento da experiência em ginástica artística.

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Publicado

2007-03-01

Edição

Seção

naodefinida

Como Citar

Mochizuki, L., & Amadio, A. C. (2007). A aplicação da análise dos componentes principais para o estudo do controle postural . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 21(1), 69-80. https://doi.org/10.1590/S1807-55092007000100007