Análise dos padrões fundamentais de movimento em escolares de sete a nove anos de idade

Autores

  • João Paulo Gomes Maforte Universidade Federal de Minas Gerais; Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • Aquiles Johnson Milhomem Xavier Centro Universitário de Belo Horizonte
  • Luiz Antônio Neves Faculdade Estácio de Sá
  • Adriana Paula Coelho Cavalcante Universidade Federal de Minas Gerais; Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • Maicon Rodrigues Albuquerque Universidade Federal de Minas Gerais; Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • Herbert Ugrinowitsch Universidade Federal de Minas Gerais; Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • Rodolfo Novellino Benda Universidade Federal de Minas Gerais; Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1807-55092007000300004

Palavras-chave:

Desenvolvimento motor, Padrões fundamentais de movimento, Comportamento motor

Resumo

Uma das fases de desenvolvimento motor na infância, no qual se adquire os padrões fundamentais de movimento, estende-se aproximadamente dos dois aos sete anos de idade. O objetivo do presente estudo foi investigar o estágio de tais padrões (saltar, correr, chutar, arremessar e receber) de alunos praticantes de educação física escolar, do 3o. período do ensino infantil, 1a. e 2a. séries do ensino fundamental. Os dados foram filmados e posteriormente analisados conforme protocolo proposto por McClenaghan e Gallahue (1985). Os resultados mostraram que o grupo do 3o. período apresentou os componentes dos padrões de movimento no estágio elementar e o grupo da 1a. série encontrou-se em um processo de transição entre o estágio elementar e maduro. Por fim, o grupo da 2a. série apresentou os componentes dos padrões no estágio maduro. Os resultados sugerem que o estágio maduro foi atingido apenas entre oito e nove anos de idade, o que contradiz alguns modelos descritivos (Gallahue & Ozmun, 1998; Tani et al., 1988).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2007-09-01

Edição

Seção

naodefinida

Como Citar

Análise dos padrões fundamentais de movimento em escolares de sete a nove anos de idade . (2007). Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 21(3), 195-204. https://doi.org/10.1590/S1807-55092007000300004