Percepção de competência atlética, orientação motivacional e competência motora em crianças de escolas públicas: estudo desenvolvimentista e correlacional

Autores

  • Gabriela Villwock Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Escola de Educação Física
  • Nadia Cristina Valentini Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Escola de Educação Física

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1807-55092007000400001

Palavras-chave:

Percepção de competência, Orientação motivacional, Competência motora

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi investigar a percepção de competência, a orientação motivacional e a competência motora em crianças. Crianças (N = 298) escolhidas aleatoriamente (idade entre oito e 10 anos) foram avaliadas utilizando-se da "Self-perception profile for children" (Harter, 1985); "Scale of intrinsic versus extrinsic orientation in the classroom" (Harter, 1980); e o "Test of Gross Motor Development - 2" (Ulrich, 2000). Os resultados das correlações indicaram que: 1) crianças que se perceberam competentes eram motivadas intrinsecamente; e, 2) crianças que se perceberam competentes demonstraram desempenho mais elevado. Os resultados das comparações (ANOVA) indicaram que: 1) meninos perceberam-se e são mais competentes motoramente, entretanto meninos e meninas apresentaram orientação motivacional semelhante; e, 2) nas diferentes idades observam-se semelhanças nas percepções e nos níveis de competência, entretanto crianças mais velhas demonstram motivação intrínseca mais elevada. Proporcionar as crianças experiências motoras variadas; instrução; correto "feedback"; e encorajamento é essencial ao seu desenvolvimento integral.

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Publicado

2007-12-01

Edição

Seção

naodefinida

Como Citar

Villwock, G., & Valentini, N. C. (2007). Percepção de competência atlética, orientação motivacional e competência motora em crianças de escolas públicas: estudo desenvolvimentista e correlacional . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 21(4), 245-257. https://doi.org/10.1590/S1807-55092007000400001