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A influência de diferentes metodologias de ensino-aprendizagem-treinamento no basquetebol sobre o nível de conhecimento tático processual

Juan Carlos Pérez Morales, Pablo Juan Greco

Resumo


O objetivo do presente estudo foi observar e descrever o processo de ensino-aprendizagem-treinamento (E-A-T) técnico-tático aplicado no basquetebol na categoria mini-basquete (10-12 anos) e analisar sua influência no nível de rendimento do conhecimento tático processual (CTP). A amostra deste estudo foi constituída por 40 praticantes, do sexo masculino, da modalidade esportiva basquetebol, pertencentes a três grupos (A, B e C) de práticas diferentes. Para determinar a metodologia utilizada, as sessões de treinamento foram filmadas e categorizadas conforme o protocolo de Stefanello (1999). Os parâmetros táticos oferecer-se e orientar-se (OO) e reconhecer espaços (RE) foram analisados e avaliados conforme a manifestação do pensamento convergente (inteligência de jogo). Confirmou-se que no grupo "A" foi utilizado um processo de E-A-T com ênfase no método situacional-global (SG). Já no grupo "B" predominou a utilização do método situacional e do método misto (SM). No grupo "C" houve uma ênfase na utilização do método analítico (MA). No nível de rendimento do CTP, confirmou-se que o método SG oportunizou uma melhoria dos parâmetros OO convergente (p = 0,000) e RE convergente (p = 0,000). Pode-se dizer que o método SG contribuiu positivamente para o desenvolvimento da inteligência tática dos participantes deste estudo.

Palavras-chave


Jogos esportivos coletivos;Cognição e ação;Métodos de ensino

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1807-55092007000400004

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