Escolhas relacionadas ao uso de ajuda física aumentam afetos positivos após acidente vascular encefálico

  • Shadia Mussa Yussef Universidade Federal de Pelotas
  • Suzete Chiviacowsky Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Dano cerebral, Reabilitação, Marcha, Ajuda física, Autonomia, Afetos

Resumo

Este estudo observou os efeitos de escolhas relacionadas ao uso de ajuda física durante a marcha em adultos após acidente vascular encefálico (AVE). Dezoito adultos hemiparéticos (40 a 74 anos), após AVE, praticaram uma tarefa: andar uma distância de quatro metros ultrapassando obstáculos no menor tempo possível, com a possibilidade de utilizar um apoio de membro superior (barra de apoio) sob duas diferentes condições de prática, autocontrolada ou externamente controlada. Os participantes praticaram 30 tentativas no primeiro dia, e um teste de retenção, consistindo de cinco tentativas sem uso de ajuda física, foi realizado no dia seguinte. Os resultados demonstraram melhora similar no tempo para completar o percurso em ambos os grupos. Os resultados de questionário mostraram maior nível de afetos positivos para os participantes do grupo autocontrolado em relação aos participantes do grupo externamente controlado. Conclui-se que o uso autocontrolado de ajuda física pode adicionar benefícios ao processo de melhora da marcha em sujeitos pós-AVE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Shadia Mussa Yussef, Universidade Federal de Pelotas

Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil.

Suzete Chiviacowsky, Universidade Federal de Pelotas

Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil.

Referências

Rosamond W, Flegal K, Furie K, Go A, Greenlund K, Haase N, et al. Heart disease and stroke statistics: 2008 update – a report from the American Heart Association Statistics Committee and Stroke Statistics Subcommittee. Circulation. 2008;117(4):e25-e146.

Ministério da Saúde (BR). Saúde lança consulta pública para o aprimoramento da assistência a pacientes com AVC [Internet]. Brasília; 2010 [citado em 2015 Fev 5]. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/noticias/saude/2010/10/saude-abre-consulta-publica-sobre-assistencia-a-pacientes-com-avc.

van Peepen RPS, Hendriks HJM, van Meeteren NLU, Helders PJM, Kwakell G. The development of a clinical practice stroke guideline for physiotherapists in the Netherlands: a systematic review of available evidence. Disabil Rehabil. 2007;29(10):767-83.

van Vliet PM, Wulf G. Extrinsic feedback for motor learning after stroke: what is the evidence? Disabil Rehabil. 2006;28(13-14):831-40.

Vidoni ED, Boyd LA. Preserved motor learning after stroke is related to the degree of proprioceptive deficit. Behav Brain Funct. 2009;5:36.

Sanli EA, Patterson JT, Bray SR, Lee TD. Understanding self-controlled motor learning protocols through the self-determination theory. Front Psychol. 2013;3:611.

Chiviacowsky S, Wulf G. Self-controlled feedback: does it enhance learning because performers get feedback when they need it? Res Q Exerc Sport. 2002;73(4):408-15.

Chiviacowsky S. Self-controlled practice: autonomy protects perceptions of competence and enhances motor learning. Psychol Sport Exerc. 2014;15(5):505-10.

Wulf G. Self-controlled practice enhances motor learning: implications for physiotherapy. Physiotherapy. 2007;93(2):96-101.

Chiviacowsky S, Wulf G, Medeiros FL, Kaefer A. Learning benefits of self-controlled knowledge of results in 10-year old children. Res Q Exerc Sport. 2008;79(3):405-10.

Patterson JT, Carter M. Learner regulated knowledge of results during the acquisition of multiple timing goals. Hum Mov Sci. 2010;29(2):214-27.

Ryan RM. Psychological needs and the facilitation of integrative processes. J Pers. 1995;63(3):397-427.

Deci EL, Ryan RM. The “what” and “why” of goal pursuits: human needs and the self-determination of behavior. Psychol Inq. 2000;11(4):227-68.

Lewthwaite R, Chiviacowsky S, Drews R, Wulf, G. Choose to move: the motivacional impact of autonomy support on motor learning. Psychon Bull Rev. 2015;22(5):1383-8.

Hartman JM. Self-controlled use of a perceived physical assistance device during a balancing task. Percept Mot Skills. 2007;104(3 Pt. 1):1005-16.

Chiviacowsky S, Wulf G, Lewthwaite R, Campos T. Motor learning benefits of self-controlled practice in persons with Parkinson’s disease. Gait Posture. 2012;35(4):601-5.

van Peppen RP, Kwakkel G, Wood-Dauphinee S, Hendriks HJ, van der Wees PJ, Dekker J. The impact of physical therapy on functional outcomes after stroke: what’s the evidence? Clin Rehabil. 2004;18(8):833-62.

Bateni H, Maki BE. Assistive devices for balance and mobility: benefits, demands, and adverse consequences. Arch Phys Med Rehabil. 2005;86(1):134-45.

Hooyman A, Wulf G, Lewthwaite R. Impacts of autonomy-supportive versus controlling instructional language on motor learning. Hum Mov Sci. 2014;36:190-98.

Leroux A, Pinet H, Nadeau S. Task-oriented intervention in chronic stroke. Am J Phys Med Rehabil. 2006;85(10):820-30.

Bohhanon RW, Smith MB. Interrater reliability of a modified Ashworth scale of muscle spasticity. Phys Ther. 1987;67(2):206-7.

Brucki SMD, Nitrini CP, Bertolucii PHF, Okamoto IH. Sugestões para o uso do Mini-Exame Mental no Brasil. Arqu Neuropsiquiatr. 2003;61(3-8):777-81.

Gladstone DJ, Danells CJ, Black SE. The Fugl-Meyer assessment of motor recovery after stroke: a critical review of its measurement properties. Neurorehabil Neural Repair. 2002;16(3):232-40.

Watson D, Clark LA. The PANAS-X: manual for the positive and negative affect schedule: expanded form. Psychol. 1994;52:409-18.

Boyd LA, Quaney BM, Pohl PS, Winstein CJ. Learning implicitly: effects of task and severity after stroke. Neurorehabil Neural Repair. 2007;21(5):444-54.

Buurke JH, Hermens HJ, Erren-Wolters CV, Nene AV. The effect of walking aids on muscle activation patterns during walking in stroke patients. Gait Posture. 2005;22(2):164-70.

Tyson SF, Rogerson L. Assistive walking devices in nonambulant patients undergoing rehabilitation after stroke: the effects of the functional mobility, walking impairments, and patients’ opinion. Arch Phys Med Rehabil. 2009;90(3):475-79.

Robertson JVG, Hoellinger T, Lindberg P, Bensmail D, Hanneton S, Brami AR. Effect of auditory feedback differs according to side of hemiparesis: a comparative pilot study. J Neuroeng Rehabil. 2009;6:45.

Maclean N, Pound P, Wolfe C, Rudd A. The concept of patient motivation: a quantitative analysis of stroke professionals attitudes. Stroke. 2002;33(2):444-48.

Bilge C, Coçer E, Coçer A, Börü UT. Depression of functional outcome after stroke: the effect of antidepressant therapy on functional recovery. Eur J Phys Rehab Med. 2008;44(1):13-8.

Colombo R, Pisano F, Mazzone A, et al. Design strategies to improve patient motivation during robot-aided rehabilitation. J Neuroeng Rehabil. 2007;4:3.

Publicado
2018-12-20
Como Citar
Yussef, S., & Chiviacowsky, S. (2018). Escolhas relacionadas ao uso de ajuda física aumentam afetos positivos após acidente vascular encefálico. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 32(2), 299-307. https://doi.org/10.11606/1807-5509201800020299
Seção
Artigos