As escolhas de adolescentes em relação a atividades de caminhada em aulas de educação física

Autores

  • Umberto Cesar Corrêa Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte
  • Antônio Sabino da Silva Filho Escola Estadual Deputado Derville Alegretti

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1807-55092008000200006

Palavras-chave:

Liberdade de escolha, Educação física, Atividade física, Escola, Adolescente

Resumo

O objetivo da pesquisa foi investigar as escolhas de adolescentes de ambos os gêneros em relação a atividades de caminhada em aulas de educação física. Os participantes foram rapazes e moças adolescentes (N = 158), com média de idade de 14,52 anos (± 0,75), estudantes de oitavas séries do ensino fundamental. Foram oferecidas atividades de caminhada com diferentes temas (social, jogo, competição e exercício/"fitness"), fornecidas em duas listas de escolhas, em oitos aulas. O trabalho foi desenvolvido como parte do programa da educação física curricular. A variável dependente foi a quantidade de escolhas em cada atividade, em cada aula. Os dados foram analisados por meio de estatística não-paramétrica. Os resultados permitiram concluir que adolescentes de ambos os gêneros escolheram em maior quantidade a caminhada social, sendo que as moças o fizeram mais do que os rapazes. A caminhada com exercícios foi a que menos recebeu escolhas. Em relação escolhas intermediárias, pode-se concluir que as moças escolheram mais a caminha com jogo do que os rapazes e que estes escolheram mais a caminhada com competição do que as moças. As diferenças de quantidade de escolhas entre rapazes e moças ocorreram apenas nas duas primeiras aulas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-06-01

Como Citar

Corrêa, U. C., & Silva Filho, A. S. da. (2008). As escolhas de adolescentes em relação a atividades de caminhada em aulas de educação física . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 22(2), 149-159. https://doi.org/10.1590/S1807-55092008000200006

Edição

Seção

naodefinida