O conhecimento pedagógico do conteúdo: estrutura e implicações à formação em educação física

Autores

  • Valmor Ramos Universidade do Estado de Santa Catarina; Centro de Ciência da Saúde e do Esporte
  • Amândio Braga dos Santos Graça Universidade do Porto; Faculdade do Desporto
  • Juarez Vieira do Nascimento Universidade Federal de Santa Catarina; Centro de Desportos

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1807-55092008000200007

Palavras-chave:

Educação física, Ensino, Conhecimento pedagógico do conteúdo^i1^s, Conhecimento profissional

Resumo

O objetivo deste estudo foi esclarecer aspectos relacionados ao conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK), o qual tem sido estudado em diversas áreas de formação de professores, mas ainda é pouco abordado com profissionais da Educação Física no Brasil. Além de definir e apresentar ilustrações de modelos de conhecimento do professor, o estudo apresenta a estrutura e os elementos que constituem o PCK, relacionando-os com a área de Educação Física. A justificativa para tratar desta temática baseia-se também no período de reformas curriculares por que passam os cursos de graduação no Brasil, onde o PCK compreende um tipo de conhecimento importante na definição de um corpo de conhecimentos profissionais e auxilia na estruturação das práticas pedagógicas como componentes curriculares na formação de professores de Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-06-01

Como Citar

Ramos, V., Graça, A. B. dos S., & Nascimento, J. V. do. (2008). O conhecimento pedagógico do conteúdo: estrutura e implicações à formação em educação física . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 22(2), 161-171. https://doi.org/10.1590/S1807-55092008000200007

Edição

Seção

naodefinida