“Feedback” autocontrolado: efeitos na aprendizagem de uma habilidade motora específica do golfe

Autores

  • Suzete Chiviacowsky Universidade Federal de Pelotas; Escola Superior de Educação Física
  • Silvia Teixeira de Pinho Universidade Federal de Pelotas; Escola Superior de Educação Física
  • Daniel Alves Universidade Federal de Pelotas; Escola Superior de Educação Física
  • José Francisco Gomes Schild Universidade Federal de Pelotas; Escola Superior de Educação Física

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1807-55092008000400003

Palavras-chave:

Aprendizagem motora, Aprendizagem com autocontrole, Feedback, Conhecimento de resultados, Tarefa esportiva, Habilidade do golfe

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos do “feedback” autocontrolado na aprendizagem de uma habilidade motora específica do golfe. A amostra foi constituída de 30 estudantes universitários, distribuídos em dois grupos de 15 sujeitos, de acordo com os diferentes tipos de regimes de CR: autocontrolado e externamente controlado. A tarefa utilizada foi similar aos estudos de WULF, LAUTERBACH e TOOLE (1999) e WULF e SU (2007), onde os participantes tiveram que bater bolas de golfe, com um taco de ferro 9, com o objetivo de acertar um alvo circular com 50 cm de raio. O delineamento experimental constou de fases de aquisição e retenção. Os resultados demonstraram inexistência de diferenças significativas entre os grupos.

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Publicado

2008-12-01

Edição

Seção

naodefinida

Como Citar

Chiviacowsky, S., Pinho, S. T. de, Alves, D., & Schild, J. F. G. (2008). “Feedback” autocontrolado: efeitos na aprendizagem de uma habilidade motora específica do golfe . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 22(4), 265-271. https://doi.org/10.1590/S1807-55092008000400003