Efeitos de diferentes proporções de prática constante e aleatória na aquisição de habilidades motoras

Autores

  • Renata Câmara de Oliveira Santos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Guilherme Menezes Lage Universidade FUMEC; Faculdade de Ciências da Saúde
  • Herbert Ugrinowitsch Universidade FUMEC; Faculdade de Ciências da Saúde
  • Rodolfo Novellino Benda Universidade FUMEC; Faculdade de Ciências da Saúde

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1807-55092009000100001

Palavras-chave:

Estrutura de prática, Prática constante, Prática aleatória, Combinação de estruturas de prática

Resumo

O presente estudo teve como objetivo investigar os efeitos de diferentes proporções de prática constante e aleatória na aquisição de habilidades motoras. Trinta voluntários entre 18 e 35 anos de idade foram aleatoriamente distribuídos em três grupos com diferentes proporções de prática constante e aleatória: 1) 25% constante e 75% aleatório (G25%); 2) 50% constante e 50% aleatório (G50%); 3) 75% constante e 25% aleatório (G75%). Os sujeitos pressionaram uma sequência pré-determinada de teclas no teclado de um computador com diferentes requerimentos de tempo absoluto em uma mesma estrutura de tempo relativo. Todos os participantes realizaram 120 tentativas de prática na fase de aquisição. Dez tentativas de prática foram requeridas em cada um dos testes de retenção e transferência. Os resultados obtidos através de análise de variância com medidas repetidas no segundo fator (p < 0,05) mostraram que a proporção de 75% de prática constante seguida por 25% de prática aleatória apresentou resultados favoráveis em termos de menor variabilidade na aprendizagem motora.

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Publicado

2009-03-01

Edição

Seção

naodefinida

Como Citar

Santos, R. C. de O., Lage, G. M., Ugrinowitsch, H., & Benda, R. N. (2009). Efeitos de diferentes proporções de prática constante e aleatória na aquisição de habilidades motoras . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 23(1), 5-14. https://doi.org/10.1590/S1807-55092009000100001