Habilidades especializadas do tênis: um estudo de intervenção na iniciação esportiva com crianças escolares

Autores

  • Constance Muller Píffero Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Escola de Educação Física
  • Nadia Cristina Valentini Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Escola de Educação Física

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1807-55092010000200001

Palavras-chave:

Aprendizagem, Destreza motora, Tênis

Resumo

O objetivo desta pesquisa, de delineamento quase-experimental e correlacional, foi verificar a influência de um Programa de Iniciação ao Tênis (PIT) com duas abordagens, Clássica (AC) e de Contexto Motivacional para a Maestria (AM), no desempenho de habilidades motoras especializadas do Tênis (HMET) e investigar as associações entre o desenvolvimento das habilidades especializadas e as fundamentais. Participaram do estudo 61 crianças (29 meninas e 32 meninos), com idades de seis a 12 anos (M = 9,4), sendo 30 crianças da AC e 31 crianças da AM. Para as avaliações das crianças foram utilizados o Test of Gross Motor Development-2 (TGMD-2) e o instrumento de Habilidades Motoras Especializadas do Tênis (HMET). O PIT foi desenvolvido em 26 semanas, implementando, para a AM os pressupostos da estrutura TARGET e do Sport Education Model e para a AC os modelos clássicos de aprendizagem do Tênis. Os resultados indicaram que 1) mudanças positivas e significantes (p < 0,01) nas HMET para todas as crianças; 2) interação não significante da faixa etária (p = 0,519) e do gênero (p = 0,24) nas HMET; 3) associação restrita a locomoção no pós teste entre habilidades especializadas e fundamentais para o grupo da maestria. A implementação de um Programa de Iniciação ao Tênis, baseado em propostas metodológicas eficazes e condizentes com as necessidades reais dos participantes, promove ganhos motores que contribuem para o desenvolvimento infantil

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2010-06-01

Edição

Seção

naodefinida

Como Citar

Píffero, C. M., & Valentini, N. C. (2010). Habilidades especializadas do tênis: um estudo de intervenção na iniciação esportiva com crianças escolares . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 24(2), 149-163. https://doi.org/10.1590/S1807-55092010000200001