Voleibol escolar: uma proposta de ensino nas dimensões conceitual, procedimental e atitudinal do conteúdo

Autores

  • André Luís Rugiero Barroso Universidade Estadual Paulista
  • Suraya Cristina Darido Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1807-55092010000200003

Palavras-chave:

Educação física, Escola, Pedagogia do esporte, Pesquisa-ação, Voleibol

Resumo

O objetivo deste estudo foi construir, implementar e avaliar uma proposta de ensino do voleibol nas três dimensões do conteúdo: conceitual, procedimental e atitudinal. Para o desenvolvimento da pesquisa foi utilizado o método da pesquisa-ação, sendo realizados oito encontros, havendo a participação de quatro professores. Os resultados obtidos foram discutidos na perspectiva das condições de trabalho, em por que e para que ensinar esporte (voleibol), na técnica esportiva e rendimento, nas dimensões do conteúdo e nas características, expectativas e na participação dos alunos. Verificou-se que em determinadas escolas as condições de trabalho, seja em relação ao espaço físico, ao material disponível, à desvalorização da Educação Física ou mesmo à desconfiança por parte dos professores de outras áreas e da direção, apresentam-se como obstáculos para o desenvolvimento desse componente curricular. Entretanto, observou-se que os professores participantes conseguiram desenvolver um ensino de qualidade, contribuindo para o redimensionamento da importância da Educação Física no ambiente formal de ensino. Confirmou-se a possibilidade de desenvolvimento de aulas que possam ir além da dimensão procedimental, facilitando a abordagem das dimensões conceituais e atitudinais do voleibol. Além disso, constatou-se uma participação efetiva dos alunos, mas isso somente se deu devido à disposição dos professores em estruturarem de forma apropriada as suas aulas estudando, destinando tempo para elaboração das atividades e oferecendo estratégias diversificadas que estimulassem o envolvimento dos alunos

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2010-06-01

Edição

Seção

naodefinida

Como Citar

Barroso, A. L. R., & Darido, S. C. (2010). Voleibol escolar: uma proposta de ensino nas dimensões conceitual, procedimental e atitudinal do conteúdo . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 24(2), 179-194. https://doi.org/10.1590/S1807-55092010000200003