Sistematização do conhecimento declarativo em educação física escolar de 5ª à 8ª séries do ensino fundamental

Autores

  • Fabia Helena Chiorboli Antunes Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte
  • Luiz Dantas Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1807-55092010000200005

Palavras-chave:

Conhecimento declarativo, Educação física escolar, Ensino fundamental II, Conhecimento Escolar

Resumo

O presente estudo objetivou selecionar, sistematizar e validar o conhecimento declarativo sobre o movimento a ser ensinado no componente curricular Educação Física, de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental. O conhecimento declarativo sobre o movimento humano foi selecionado com base em livros didáticos de Educação Física e, sua pertinência para a educação física escolar, sendo avaliada por 11 docentes de ensino superior envolvidos com Licenciatura em suas instituições. A sistematização do conhecimento foi realizada com base nos temas selecionados pelos docentes e iniciada com a definição dos comportamentos de saída esperados ao final do quarto ciclo do Ensino Fundamental. Nesse processo, foi considerado o nível de letramento dos alunos (de acordo com indicadores do Ministério da Educação) e os objetivos dos outros componentes curriculares. A validação da proposta foi realizada por 167 professores de Educação Física e 75 assistentes técnico pedagógicos (ATP) da rede Estadual de Ensino. A escala utilizada para avaliação de cada comportamento por série foi a do tipo Likert, que tem como objetivo avaliar o grau de concordância ou discordância de determinadas afirmações. A maioria dos comportamentos esperados por séries recebeu uma aceitação maior que 80% por parte dos professores. Valores menores que esse percentual não apresentaram concordância para uma determinada série. Houve quatro comportamentos (referentes a dimensões biodinâmica e comportamental) que apresentaram unanimidade na aceitação para a 8ª série

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2010-06-01

Edição

Seção

naodefinida

Como Citar

Antunes, F. H. C., & Dantas, L. (2010). Sistematização do conhecimento declarativo em educação física escolar de 5ª à 8ª séries do ensino fundamental . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 24(2), 205-221. https://doi.org/10.1590/S1807-55092010000200005