Trajetória de vida e construção dos saberes de professoras de educação física

Autores

  • Mário Lucio de Amorim Filho Universidade Federal de São Carlos; Departamento de Educação Física e Motricidade Humana
  • Glauco Nunes Souto Ramos Universidade Federal de São Carlos; Departamento de Educação Física e Motricidade Humana

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1807-55092010000200006

Palavras-chave:

Histórias de vida, Saberes docentes, Educação física escolar

Resumo

Considerando que os saberes dos professores são construídos ao longo dos diversos momentos de sua vida discente e docente, e que essa temática deveria ser mais abordada durante a formação inicial de professores, o objetivo deste estudo foi analisar a trajetória de vida de duas professoras de educação física escolar, sendo uma experiente (PE), com quase 30 anos de carreira, e uma novata (PN), com aproximadamente um ano e meio de carreira, dos ensinos fundamental e médio da rede pública da cidade de São Carlos-SP. Para tanto, a pesquisa pautou-se na abordagem qualitativa e teve como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada. A análise dos dados conduziu à elaboração das seguintes categorias: 1) a infância e os possíveis reflexos na atuação profissional, que apresentou a escola e a relação com os pais como grandes responsáveis pela transmissão de valores do que é ser professor; 2) visão de curso/universidade, destacando o apreço sobre o período acadêmico na visão da PE e da PN; 3) dificuldades/reflexões sobre a vida docente, que revelou os obstáculos encontrados pela PN em seu início de carreira e, também, as artimanhas utilizadas pela PE ao lidar com as incertezas que envolvem a prática docente. Desta forma, ressaltamos que as trajetórias de vida dos professores, quando analisadas como uma perspectiva metodológica, podem apresentar aspectos importantes para futuros professores e também auxiliar os docentes durante as suas intervenções pedagógicas, pois o docente que relaciona e reflete a sua trajetória de vida com a sua atuação na escola pode reconstruir as suas intervenções e tornar-se um profissional melhor

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2010-06-01

Edição

Seção

naodefinida

Como Citar

Amorim Filho, M. L. de, & Ramos, G. N. S. (2010). Trajetória de vida e construção dos saberes de professoras de educação física . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 24(2), 223-238. https://doi.org/10.1590/S1807-55092010000200006