A educação física escolar e o projeto político pedagógico: um processo de construção coletiva a partir da pesquisa-ação

Autores

  • Luciana Venâncio EMEF Antônio Carlos de Andrada e Silva
  • Suraya Cristina Darido Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1807-55092012000100010

Palavras-chave:

Educação física escolar, Trabalho coletivo, Formação de professores, Pesquisa-ação

Resumo

O propósito deste trabalho é apresentar o entendimento que um grupo de professoras de Educação Física que trabalham no Ensino Fundamental na rede municipal de São Paulo tem a respeito do significado do Projeto Político Pedagógico (PPP) no cotidiano escolar. Além disso, tentamos fornecer subsídios para a elaboração e implementação de um PPP e apontar os limites e possibilidades da ação coletiva no contexto escolar. Nesta pesquisa de característica qualitativa foi utilizado o referencial metodológico do tipo pesquisa-ação. Foi feita análise de trabalhos que abordam a temática em questão para elaborar as categorias e encaminhar uma discussão criteriosa à luz do referencial selecionado. Os resultados indicaram que é necessário ressignificar o entendimento da função e papel da escola, da Educação Física enquanto componente curricular e também dos demais componentes curriculares. Destaca-se que é urgente repensar e organizar o espaço escolar a partir de uma perspectiva pedagógica, política e coletiva, para que as ações possam ter sentido e significado para os alunos e professores. Os currículos das instituições formadoras também foram mencionados como importantes para compreender o propósito do trabalho coletivo. O PPP pode constituir-se como um legítimo instrumento para participação e envolvimento político e pedagógico dos professores de Educação Física e nortear ações coletivas no cotidiano escolar.

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Publicado

2012-03-01

Edição

Seção

Artigos Originais - Pedagogia e Comportamento

Como Citar

Venâncio, L., & Darido, S. C. (2012). A educação física escolar e o projeto político pedagógico: um processo de construção coletiva a partir da pesquisa-ação . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 26(1), 97-109. https://doi.org/10.1590/S1807-55092012000100010