Saúde e lazer

significados da atuação profissional no campo da saúde para graduandos em educação física e cursos afins

Autores

  • Cinthia Lopes da Silva Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, SP, Brasil
  • Tomeka Robinson Hofstra University, Hempstead, NY, Estados Unidos
  • Natalia Libardi Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, SP, Brasil
  • Lucas Roberto Alves Ribeiro de Sordi Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, SP, Brasil
  • Milena Avelaneda Origuela Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, SP, Brasil
  • Rosana de Almeida e Ferreira Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, SP, Brasil
  • Danny Valdez Texas A&M University, College Station, TX, Estados Unidos
  • Cody M. Clemens Marietta College, Marietta, OH, Estados Unidos
  • Vicent Hendershot Kent State University, Kent, OH, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.11606/1807-5509201800030391

Palavras-chave:

Atividades de lazer, Saúde, Educação em saúde, Educação física e treinamento

Resumo

O objetivo deste trabalho foi identificar e analisar os significados que graduandos em Educação Física e cursos afins atribuem à atuação profissional no campo da saúde e sua compreensão sobre lazer. Tradicionalmente, a área da Educação Física e cursos afins tem recebido forte influência das Ciências Naturais, e essa tradição tem influenciado a atuação do profissional no campo da saúde. O problema desta orientação, muitas vezes exclusivamente biomédica, é que os profissionais se deparam com um fazer profissional centrado na prescrição de exercícios e não entendem como lidar com a saúde das pessoas considerando aspectos como a subjetividade, a questão cultural, o cuidado à saúde. Como procedimentos metodológicos utilizamos revisão bibliográfica e pesquisa de campo, a partir de entrevistas semiestruturadas com estudantes de graduação em Educação Física e cursos afins brasileiros e americanos, caracterizando este estudo como qualitativo. Os resultados deste estudo indicam que os graduandos em Educação Física e cursos afins compreendem a finalidade de sua atuação relacionada à qualidade de vida, bem-estar, saúde e ausência de doença. Além disso, a maioria dos entrevistados compreende o lazer somente a partir do descanso, desconsiderando as possibilidades de diversão e desenvolvimento pessoal e social. Concluímos, portanto, que a visão dos participantes da pesquisa com relação a saúde e lazer mostrou-se ainda inicial, sendo fundamental para que tenham uma atuação profissional futura efetiva o acesso ao referencial tanto das ciências biológicas como das humanidades.

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Publicado

2018-09-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Silva, C. L. da, Robinson, T., Libardi, N., Sordi, L. R. A. R. de, Origuela, M. A., Ferreira, R. de A. e, Valdez, D., Clemens, C. M., & Hendershot, V. (2018). Saúde e lazer: significados da atuação profissional no campo da saúde para graduandos em educação física e cursos afins. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 32(3), 391-403. https://doi.org/10.11606/1807-5509201800030391