Adaptação e propriedades psicométricas da escala da paixão para docentes

Autores

  • Maria Eloiza Fiorese Prates Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Departamento de Educação Física, Campo Mourão, PR, Brasil
  • Lenamar Fiorese Vieira Universidade Estadual de Maringá. Departamento de Educação Física, Maringá, PR, Brasil
  • Ieda Parra Barbosa Rinaldi Universidade Estadual de Maringá. Departamento de Educação Física, Maringá, PR, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.11606/1807-5509201900020227

Palavras-chave:

Validação, Paixão, Professor, Ensino

Resumo

Este artigo realiza o processo de adaptação e análise das propriedades psicométricas da versão portuguesa do instrumento Scale of Passion de Vallerand et al.1, para docentes do contexto paranaense, obtida a partir do método de tradução cross-cultural, com base na Teoria do Modelo Dualista da Paixão. Dividindo-se em três fases: (1) adaptação transcultural e validade de conteúdo (N = 27); (2) confiabilidade e validade de
constructo (N = 441); (3) fidedignidade (N = 87) aplicada a docentes de ensino médio e superior de diferentes áreas que lecionam nas regiões norte central e centro ocidental do estado do Paraná. Concluímos que a sua versão com 14 itens mostrou ser uma medida com qualidades psicométricas, indicando ser aplicável aos docentes do contexto paranaense, como um instrumento de avaliação da paixão pela atividade docente.

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Publicado

2019-05-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Adaptação e propriedades psicométricas da escala da paixão para docentes. (2019). Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 33(2), 227-240. https://doi.org/10.11606/1807-5509201900020227