Validade e Fidedignidade da Escala com Figuras de Competência Percebida e Aceitação Social para crianças brasileiras

Autores

  • Nadia Cristina Valentini Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Paulo Felipe Ribeiro Bandeira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Mary Elizabeth Rudisill Auburn University

DOI:

https://doi.org/10.11606/1807-5509202000020331

Palavras-chave:

PSPCSA, Escala de Figuras de Auto-Percepção, Estudo de Validação

Resumo

A Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance (PSPCSA) é uma escala utilizada para identificar as auto-percepções de competência (cognitiva e física) e aceitação social (pares e maternas) de crianças na educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental I. O objetivo deste estudo foi traduzir e investigar a validade de conteúdo, critério, constructo e a fidedignidade da PSPCSA para crianças brasileiras. A tradução transcultural foi utilizada, e o processo de validação foi conduzido envolvendo 33 profissionais e 667 crianças (4 a 7 anos); 159 dessas crianças responderam a PSPCSA em dois momentos. Com base nos resultados pode-se inferir que houve clareza de linguagem e pertinência das questões, elevada consistência interna (valores > 96) e fidedignidade teste-reteste (valores  de r > 0,60). A PSPCSA apresentou ajustada adesão das questões com as correspondentes dimensões e sub-escalas e índices satisfatórios de validade fatorial confirmatória (Non-normed Fit Index, Comparative Fit Index e Tucker and Lewis´s Index of Fit com valores >0,81). As versões brasileiras da PSPCSA apresentam indicadores de validade para o uso com crianças brasileiras.

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Publicado

2020-06-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Validade e Fidedignidade da Escala com Figuras de Competência Percebida e Aceitação Social para crianças brasileiras. (2020). Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 34(2), 331-344. https://doi.org/10.11606/1807-5509202000020331