O efeito de um programa multiesportivo adaptado sobre a qualidade de vida de dependentes de crack em tratamento:

um ensaio clínico randomizado

  • Filipe Pitágoras Rodrigues Magalhães Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Mariana Ferreira de Souza Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Terezinha Abel Alves Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Ferdinando de Oliveira Carvalho Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • José Fernando Vila Nova de Moraes Universidade Federal do Vale do São Francisco
Palavras-chave: Exercício Físico, Xadrez Motivacional, Dependência Química, Qualidade de Vida

Resumo

A Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance (PSPCSA) é uma escala utilizada para identificar as auto-percepções de competência (cognitiva e física) e aceitação social (pares e maternas) de crianças na educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental I. O objetivo deste estudo foi traduzir e investigar a validade de conteúdo, critério, constructo e a fidedignidade da PSPCSA para crianças brasileiras. A tradução transcultural foi utilizada, e o processo de validação foi conduzido envolvendo 33 profissionais e 667 crianças (4 a 7 anos); 159 dessas crianças responderam a PSPCSA em dois momentos. Com base nos resultados pode-se inferir que houve clareza de linguagem e pertinência das questões, elevada consistência interna (valores > 96) e fidedignidade teste-reteste (valores  de r > 0,60). A PSPCSA apresentou ajustada adesão das questões com as correspondentes dimensões e sub-escalas e índices satisfatórios de validade fatorial confirmatória (Non-normed Fit Index, Comparative Fit Index e Tucker and Lewis´s Index of Fit com valores >0,81). As versões brasileiras da PSPCSA apresentam indicadores de validade para o uso com crianças brasileiras.

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Publicado
2020-06-22
Como Citar
Magalhães, F., Souza, M., Alves, T., Carvalho, F., & Moraes, J. F. (2020). O efeito de um programa multiesportivo adaptado sobre a qualidade de vida de dependentes de crack em tratamento:. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 34(2), 345-355. https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.v34i2p345-355
Seção
Artigos