Pedagogia do esporte e das lutas: em busca de aproximações

Autores

  • Luiz Gustavo Bonatto Rufino Universidade Estadual Paulista; Instituto de Biociências
  • Suraya Cristina Darido Universidade Estadual Paulista; Instituto de Biociências

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1807-55092012000200011

Palavras-chave:

Ensino de esportes, Prática pedagógica, Artes marciais, Dimensões dos conteúdos

Resumo

A pedagogia do esporte preocupa-se com o estudo sistemático dos processos de ensino e aprendizagem relacionados aos esportes. As lutas corporais também são práticas que devem estar envoltas em contextualizações pedagógicas. Dessa forma, este estudo pretendeu analisar a relação entre as concepções de pedagogia do esporte e o ensino das lutas corporais. Para isso, foi feita uma revisão de literatura com as seguintes temáticas: a abordagem pedagógica do esporte, a pedagogia do esporte e as lutas corporais e considerações acerca da prática pedagógica das lutas corporais. Elaborou-se também formas de pedagogizar as lutas corporais, levando em consideração alguns eixos norteadores: por que ensiná-las, o que ensinar das lutas corporais, como ensiná-las e como avaliá-las. As lutas corporais devem estar envoltas em abordagens pedagógicas focadas nas pessoas que se-movimentam, permitindo aos sujeitos refletir sobre suas ações, ressigniï¬cando-as e atribuindo sentidos que contribuam para que eles atinjam a autonomia e a emancipação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2012-06-01

Edição

Seção

Pedagógica e Comportamental

Como Citar

Pedagogia do esporte e das lutas: em busca de aproximações. (2012). Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 26(2), 283-300. https://doi.org/10.1590/S1807-55092012000200011