Desempenho coordenativo de crianças: construção de cartas percentílicas baseadas no método LMS de Cole e Green

Autores

  • Raquel Nichele de Chaves Universidade do Porto; Faculdade de Desporto
  • Go Tani Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte
  • Michele Caroline de Souza Universidade do Porto; Faculdade de Desporto
  • Adam Baxter-Jones University of Saskatchewan; College of Kinesiology
  • José Maia Universidade do Porto; Faculdade de Desporto

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1807-55092013005000004

Palavras-chave:

Coordenação Motora, Cartas de referência, KTK

Resumo

Os propósitos do estudo foram: 1) apresentar valores de referência percentílica às quatro provas da bateria de testes KTK; 2) comparar o desempenho coordenativo entre crianças vouzelenses e de outros estudos do país e exterior; e 3) apresentar pseudo-curvas de velocidade para cada prova. Foram avaliadas 811 crianças com idades entre os seis e os 10 anos. O desempenho coordenativo foi estimado por meio da bateria KTK. Cartas percentílicas e pseudo-curvas de velocidade foram construídas com base no método LMS, implementado no "software" LMSchartmarker Pro versão 2.54. Os valores de referência percentílicas expressam forte variabilidade interindividual do desempenho coordenativo. Em geral, os valores médios vouzelenses são inferiores aos belgas e alemães. O comportamento do percentil 50 das quatro provas do KTK é similar entre Vouzela, Peru e Açores. As pseudo-curvas de velocidade sugerem especificidade em cada prova e sexo, bem como diminuição dos ganhos coordenativos ao longo da idade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2013-03-01

Edição

Seção

Biodinâmica

Como Citar

Chaves, R. N. de, Tani, G., Souza, M. C. de, Baxter-Jones, A., & Maia, J. (2013). Desempenho coordenativo de crianças: construção de cartas percentílicas baseadas no método LMS de Cole e Green . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 27(1), 25-42. https://doi.org/10.1590/S1807-55092013005000004