Efeitos do "feedback" autocontrolado na aprendizagem do lançamento da bola da ginástica rítmica

Autores

  • Anielle Lemos Universidade Federal de Pelotas
  • Suzete Chiviacowsky Universidade Federal de Pelotas
  • Luciana Toaldo Gentilini Ávila Universidade Federal de Pelotas
  • Ricardo Drews Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1807-55092013000300014

Palavras-chave:

Aprendizagem motora, Aprendizagem autocontrolada, Habilidades esportivas, Crianças

Resumo

O objetivo do presente estudo foi investigar os efeitos da frequência autocontrolada de "feedback" na aprendizagem do lançamento da bola da ginástica rítmica. A amostra foi constituída de 24 crianças, de sete a 10 anos de idade, distribuídas em dois grupos em relação aos diferentes tipos de condições de "feedback": autocontrolado e externamente controlado. O estudo foi composto de uma fase de prática e um teste de retenção. Os resultados de um questionário revelaram que a maioria dos participantes do grupo autocontrolado solicitou "feedback" principalmente após as boas tentativas de prática, enquanto os participantes do grupo "yoked" indicaram ter recebido "feedback" nas tentativas em que o desejavam. Nenhuma diferença foi encontrada em relação ao desempenho ou aprendizagem. Conclui-se que a frequência autocontrolada de "feedback" é tão eficiente quanto a frequência externamente controlada na aprendizagem da habilidade motora específica lançamento do aparelho bola em crianças desta faixa etária.

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Publicado

2013-09-01

Edição

Seção

Pedagógica e Comportamental

Como Citar

Lemos, A., Chiviacowsky, S., Ávila, L. T. G., & Drews, R. (2013). Efeitos do "feedback" autocontrolado na aprendizagem do lançamento da bola da ginástica rítmica . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 27(3), 485-492. https://doi.org/10.1590/S1807-55092013000300014