O conhecimento do contexto na formação inicial em Educação Física

Autores

  • Daniel Marcon Universidade de Caxias do Sul; Curso de Educação Física
  • Amândio Braga dos Santos Graça Universidade do Porto; Faculdade de Desporto
  • Juarez Vieira do Nascimento Universidade Federal de Santa Catarina; Centro de Desportos

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1807-55092013000400011

Resumo

Ao conhecimento pedagógico do conteúdo (CPC) é atribuída a tarefa de transformar o conhecimento do conteúdo dos professores em conhecimento ensinável e compreensível pelos alunos em distintos contextos de ensino e aprendizagem. Balizado por esse pressuposto, e apoiado nas proposições da literatura sobre o conhecimento do contexto e sobre o CPC, este ensaio teórico analisou como os conhecimentos sobre a sala de aula (microcontexto), a escola (mesocontexto) e a comunidade (macrocontexto) incidem na construção do CPC dos futuros professores e nos cursos de formação inicial em Educação Física. A literatura e a estrutura dos cursos de formação em Educação Física sugerem que os conhecimentos sobre os meso e macrocontextos, embora importantes, não têm participação significativa na construção do CPC dos futuros professores. Tal como os estudos analisados, sugere-se que os professores-formadores, durante a formação inicial, estimulem a reflexão, a sensibilidade e a criticidade dos futuros professores sobre a influência dos meso e macrocontextos no planejamento, na implementação e na gestão de suas práticas pedagógicas, na interação com e na aprendizagem e formação dos alunos. Além disso, que os cursos de formação inicial em Educação Física reconheçam a importância do conhecimento do contexto na construção do CPC dos futuros professores, o abordem em diferentes disciplinas, sob vários ângulos e por meio de distintas estratégias, e não apenas tragam alunos em idade escolar para a instituição de ensino superior, mas levem os futuros professores para dentro das escolas de Educação Básica desde o início do curso. Assim, podem ser ampliadas as possibilidades de construção e desenvolvimento do conhecimento do contexto e, consequentemente, do CPC dos futuros professores de Educação Física, qualificando sua formação acadêmica, docente e profissional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2013-12-01

Edição

Seção

Pedagógica e Comportamental

Como Citar

Marcon, D., Graça, A. B. dos S., & Nascimento, J. V. do. (2013). O conhecimento do contexto na formação inicial em Educação Física . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 27(4), 633-645. https://doi.org/10.1590/S1807-55092013000400011