Esporte adaptado: abordagem sobre os fatores que influenciam a prática do esporte coletivo em cadeira de rodas

Autores

  • Anselmo de Athayde Costa e Silva Universidade Estadual de Campinas; Faculdade de Educação Física
  • Renato Francisco Rodrigues Marques Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
  • Luis Gustavo de Souza Pena Universidade Estadual de Campinas; Faculdade de Educação Física
  • Sheila Molchansky Universidade Estadual de Campinas; Faculdade de Educação Física
  • Mariane Borges Universidade Estadual de Campinas; Faculdade de Educação Física
  • Luis Felipe Castelli Correia de Campos Universidade Estadual de Campinas; Faculdade de Educação Física
  • Paulo Ferreira de Araújo Universidade Estadual de Campinas; Faculdade de Educação Física
  • João Paulo Borin Universidade Estadual de Campinas; Faculdade de Educação Física
  • José Irineu Gorla Universidade Estadual de Campinas; Faculdade de Educação Física

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1807-55092013005000010

Resumo

Este ensaio suscita uma discussão acerca da complexidade do esporte adaptado, diante da forma reducionista como o fenômeno tem sido definido ao longo do tempo. Entende-se que este é um construto complexo e, portanto, a abordagem para o seu entendimento deve ser de pensamento complexo. Foram discutidos os vários aspectos relacionados à prática do esporte pelas pessoas com deficiência e como os trabalhos devem ser conduzidos neste campo. Embora o esporte adaptado tenha efeitos positivos sobre variáveis como reabilitação e inclusão social, este não pode ser definido apenas com base nestas questões e sim como um fenômeno complexo e abrangente.

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Publicado

2013-12-01

Edição

Seção

Ensaios

Como Citar

Silva, A. de A. C. e, Marques, R. F. R., Pena, L. G. de S., Molchansky, S., Borges, M., Campos, L. F. C. C. de, Araújo, P. F. de, Borin, J. P., & Gorla, J. I. (2013). Esporte adaptado: abordagem sobre os fatores que influenciam a prática do esporte coletivo em cadeira de rodas . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 27(4), 679-687. https://doi.org/10.1590/S1807-55092013005000010