Educação física no ensino médio: desenvolvimento de conceitos e da aptidão física relacionados à saúde

Autores

  • Marcel Anghinoni CARDOSO Universidade Federal de Pelotas; Escola Superior de Educação Física
  • Flávio Medeiros PEREIRA Universidade Federal de Pelotas; Escola Superior de Educação Física
  • Mariângela da Rosa AFONSO Universidade Federal de Pelotas; Escola Superior de Educação Física
  • Ivon Chagas da ROCHA JUNIOR Universidade Federal de Santa Maria; Centro de Educação Física e Desportos

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1807-55092014000100147

Resumo

O objetivo desse estudo foi verificar o desenvolvimento de conceitos, níveis de aptidão física relacionados à saúde, e padrão de atividade física proporcionado pelas aulas de Educação Física (EF). Compuseram a amostra 40 alunos (24 meninos, 16 meninas) do ensino médio. A aptidão física (APF) foi avaliada mediante os testes sentar e alcançar, corrida de nove minutos e resistência abdominal em um minuto, pertencentes à bateria de testes da PROESP. Os conceitos foram analisados por prova teórica com questões objetivas. O escore de atividade física (ATF) foi estimado pela versão longa do International Physical Activity Questionaire (IPAQ). Em 30 aulas de EF os conteúdos de ensino se relacionaram aos conceitos sobre alongamento e exercícios gímnicos: ginástica intervalada e corridas. Encontraram-se mudanças significativas na resistência abdominal, flexibilidade e conhecimento para ambos os sexos e na resistência aeróbia para meninas, indicando que as aulas, trabalhadas mediante procedimentos de ensino visando à promoção da saúde podem modificar os conceitos e a aptidão física relacionados à saúde de alunos do Ensino Médio.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2014-03-01

Edição

Seção

Pedagógica e Comportamental

Como Citar

CARDOSO, M. A., PEREIRA, F. M., AFONSO, M. da R., & ROCHA JUNIOR, I. C. da. (2014). Educação física no ensino médio: desenvolvimento de conceitos e da aptidão física relacionados à saúde . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 28(1), 147-161. https://doi.org/10.1590/S1807-55092014000100147