Quais ações técnico-táticas realizadas durante as partidas de futsal podem discriminar o resultado de vitória ou derrota?

Autores

  • Bernardo Miloski Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte
  • João Pedro PINHO Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte
  • Camila Gobo de Freitas Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte
  • Pablo Rebouças Marcelino Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte
  • Ademir Felipe Schultz de Arruda Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte

DOI:

https://doi.org/10.1590/1807-55092014000200203

Resumo

O objetivo do presente estudo foi verificar se as ações técnico-táticas específicas do futsal são capazes de discriminar o resultado de partidas de uma equipe de alto rendimento. Foram analisadas 40 partidas de uma equipe de futsal durante dois anos de disputa da Liga Nacional. Considerou-se os resultados de vitória ou derrota. Durante cada partida, foram analisados o número total das seguintes ações técnico-táticas: Desarmes Realizados, Desarmes Sofridos, Total de Finalizações Realizadas, Total de Finalizações Sofridas, Finalizações Certas Realizadas, Finalizações Certas Sofridas, Passes Incompletos Realizados e Passes Incompletos do Adversário; bem como os índices de coeficiente para cada ação técnico-tática, a partir da razão entre ação realizada e sofrida. Foi realizada uma Análise Discriminante a partir do método de estimação simultânea. Apenas as variáveis Desarmes Realizados, Desarmes Sofridos e Coeficiente de Desarme apresentaram cargas discriminantes acima de 0,40, indicando que as mesmas poderiam discriminar o resultado de vitória e derrota em partidas de futsal. Pode-se concluir que a eficiência em relação ao número de Desarmes Realizados e de Desarmes Sofridos pode ser considerada um fator importante para alcançar o resultado de vitória em partidas de futsal de alto rendimento. Este estudo apontou que o sistema defensivo da equipe de futsal analisada, tanto no que se refere à organização tática quanto no tocante à técnica adequada para realização do desarme se apresentou como um fator discriminante do resultado da partida. Além disso, o sistema ofensivo também parece ser importante no sentido de prover uma melhor organização de ataque enquanto diminui a possibilidade de sofrer desarmes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2014-04-01

Edição

Seção

Biodinâmica

Como Citar

Quais ações técnico-táticas realizadas durante as partidas de futsal podem discriminar o resultado de vitória ou derrota? . (2014). Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 28(2), 203-209. https://doi.org/10.1590/1807-55092014000200203