O discurso médico e a Educação Física nas escolas (Brasil, século XIX)

Autores

  • Luciene Henrique da Costa Universidade Estadual de Campinas; Faculdade de Educação Física
  • Marysol de Souza Santos Universidade Estadual de Campinas; Faculdade de Educação Física
  • Edivaldo Góis Junior Universidade Estadual de Campinas; Faculdade de Educação Física

DOI:

https://doi.org/10.1590/1807-55092014000200273

Resumo

Para os médicos, a reforma da sociedade não residia apenas nas ruas, nas avenidas, nas construções, enfim, em uma urbanização com base em preceitos da saúde. Era impreterível incutir uma reforma dos corpos, que ocorria primeiro no núcleo familiar através da educação higiênica na infância. É neste campo específico da Higiene que os exercícios físicos tornaram-se foco de interesse dos médicos. O objetivo deste estudo é descrever o contexto de escolarização da Educação Física mediante o discurso médico do século XIX. Para isto, realizou-se uma pesquisa histórica e documental que teve como fontes: as teses para a obtenção do título de doutor da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e Bahia. Conclui-se que a mentalidade higienista colaborou para a lenta difusão dos exercícios físicos no contexto educacional do século XIX. Contudo a relevância da ginástica era secundária no projeto higienista.

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Publicado

2014-04-01

Edição

Seção

Sociocultural

Como Citar

Costa, L. H. da, Santos, M. de S., & Góis Junior, E. (2014). O discurso médico e a Educação Física nas escolas (Brasil, século XIX) . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 28(2), 273-282. https://doi.org/10.1590/1807-55092014000200273