Formação de jogadores profissionais de voleibol: relações entre atletas de elite e a especialização precoce

Autores

  • Renato Francisco Rodrigues Marques Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
  • Celiane Pereira Lima Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista
  • Camila de Moraes Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
  • Myrian Nunomura Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
  • Elaine Cristina Simões Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista

DOI:

https://doi.org/10.1590/1807-55092014000200293

Resumo

Embora a literatura aponte malefícios da especialização esportiva precoce, sua aplicação permanece recorrente, embasada na crença que quanto mais cedo os treinos e a participação em competições se iniciarem, maiores serão as chances de sucesso no alto rendimento. O objetivo deste estudo foi investigar como ocorreu o processo de formação esportiva de 52 jogadores profissionais de voleibol masculino, atuantes no Campeonato Paulista e Superliga Nacional. O foco foi analisar a possível ocorrência de especialização precoce e de vivências esportivas diversificadas. Os dados foram coletados através de questionário por escrito e apresentados com estatística descritiva. Os resultados apontam que a maioria dos atletas não foi especializada precocemente e vivenciou práticas diversificadas durante sua formação, em diferentes modalidades esportivas. Os dados sinalizam para a tese que quando os treinamentos com foco nos resultados competitivos se iniciam após ou durante a puberdade há maiores chances de sucesso esportivo em comparação à especialização esportiva precoce.

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Publicado

2014-04-01

Edição

Seção

Pedagógica e Comportamental

Como Citar

Marques, R. F. R., Lima, C. P., Moraes, C. de, Nunomura, M., & Simões, E. C. (2014). Formação de jogadores profissionais de voleibol: relações entre atletas de elite e a especialização precoce . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 28(2), 293-304. https://doi.org/10.1590/1807-55092014000200293