A percepção dos alunos com deficiência sobre a sua inclusão nas aulas de Educação Física escolar: um estudo de caso

Autores

  • Maria Luiza Tanure Alves Universidade Estadual de Campinas; Faculdade de Educação Física
  • Edison Duarte Universidade Estadual de Campinas; Faculdade de Educação Física

DOI:

https://doi.org/10.1590/1807-55092014000200329

Resumo

O estudo tem como objetivo investigar a inclusão a partir da perspectiva do aluno com deficiência dentro do contexto das aulas de educação física escolar. Participaram do estudo três estudantes entre 12 e 21 anos com deficiência física ou visual do sexo feminino. Foram aplicadas entrevistas semi-estruturadas com roteiro pré-definido e anotações de campo como instrumentos de medida. A inclusão no contexto das aulas de educação física esteve vinculada a três fatores: adaptação, participação social e capacidade. Estes fatores agiram de forma dependente e complementar para a construção de um senso de pertencimento, aceitação e valor dentro do grupo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2014-04-01

Edição

Seção

Pedagógica e Comportamental

Como Citar

Alves, M. L. T., & Duarte, E. (2014). A percepção dos alunos com deficiência sobre a sua inclusão nas aulas de Educação Física escolar: um estudo de caso . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 28(2), 329-338. https://doi.org/10.1590/1807-55092014000200329