Efeitos do autocontrole da sequência de movimentos na aprendizagem de uma tarefa de “timing” coincidente

Autores

  • Flavio Henrique Bastos Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte
  • Ulysses Okada de Araujo Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte
  • Andrea Michele Freudenheim Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte

DOI:

https://doi.org/10.1590/1807-55092014000400651

Resumo

O objetivo do presente estudo foi investigar os efeitos de autocontrolar a sequência de movimentos, na aprendizagem de uma tarefa de “timing” coincidente. Trinta adultos jovens (idade = 23 ± 5,5 anos) sem experiência prévia na tarefa foram distribuídos aleatoriamente em dois grupos com condições diferentes quanto a sequência de movimentos, autocontrolado (LIVRE) e externamente controlado (DET). Os participantes deveriam tocar seis sensores sequencialmente, o último coincidentemente à chegada de um estímulo visual (tarefa de “timing”). Na aquisição, os participantes do grupo DET deveriam tocar os sensores numa sequência determinada, enquanto os do grupo LIVRE poderiam tocar os sensores em qualquer ordem (exceto o último, que foi o mesmo para ambos os grupos). Apesar de nenhuma diferença ter sido encontrada em relação ao número de tentativas necessárias ao alcance do desempenho critério na aquisição, o grupo LIVRE apresentou pior desempenho na transferência comparado ao grupo DET, indicando que ter controle sobre a sequência de movimentos que precede a coincidência prejudica a aprendizagem da habilidade.

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Publicado

2014-12-01

Edição

Seção

Pedagógica e Comportamental

Como Citar

Bastos, F. H., Araujo, U. O. de, & Freudenheim, A. M. (2014). Efeitos do autocontrole da sequência de movimentos na aprendizagem de uma tarefa de “timing” coincidente . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 28(4), 651-660. https://doi.org/10.1590/1807-55092014000400651