Combinação de padrões fundamentais de movimento: crianças normais, adultos normais e adultos portadores da Síndrome de Down

Autores

  • Roberto Gimenez Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte
  • Edison de Jesus Manoel Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte
  • Dalton Lustosa de Oliveira Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte
  • Luciano Basso Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1807-55092004000100008

Palavras-chave:

Desenvolvimento motor, Combinação de padrões fundamentais de movimento, Síndrome de Down

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo investigar como indivíduos com e sem Síndrome de Down combinam padrões fundamentais de movimento. O critério adotado para identificar a combinação foi a existência de uma sobreposição entre as habilidades envolvidas de modo que a transição entre elas ocorresse sem interrupção. Três grupos (GC = sete crianças normais; GA = sete adultos normais e GSD = sete adultos portadores da Síndrome de Down) tomaram parte no estudo cuja tarefa era correr e em seguida arremessar uma bola de tênis o mais longe possível. Os indivíduos realizaram três tentativas e, os registros efetuados foram o padrão de movimento utilizado e a distância alcançada pela bola no arremesso. Por meio da análise das imagens em vídeo foi possível estimar a velocidade desenvolvida ao longo do trajeto de corrida. A maioria dos indivíduos combinou os padrões. Contudo, houve diferenças qualitativas nos padrões de combinação apresentados. Os indivíduos adultos normais comportaram-se mais consistentemente. O padrão das crianças não foi qualitativamente diferente dos indivíduos portadores da Síndrome de Down.

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Publicado

2004-03-01

Edição

Seção

naodefinida

Como Citar

Gimenez, R., Manoel, E. de J., Oliveira, D. L. de, & Basso, L. (2004). Combinação de padrões fundamentais de movimento: crianças normais, adultos normais e adultos portadores da Síndrome de Down . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 18(1), 101-116. https://doi.org/10.1590/S1807-55092004000100008