Aprendizagem significativa e o ensino de conceitos na Educação Física escolar: um estudo de caso com os jogos Olímpicos

Autores

  • Natália Kohatsu Quintilio Universidade de São Paulo. Escola Educação Física e Esporte
  • Osvaldo Luiz Ferraz Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte.

DOI:

https://doi.org/10.11606/1807-5509201800020219

Palavras-chave:

Teoria educacional, Mapas conceituais, Teoria Educacional de Novak, Ferramentas de aprendizagem

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi investigar a influência de um planejamento instrucional baseado nas premissas da aprendizagem significativa, a partir dos princípios da Teoria Educacional de Joseph D. Novak, utilizando mapas conceituais e outros recursos didáticos na aprendizagem de conceitos em aulas de educação física. Os alunos fizeram um mapa conceitual pré e pós-intervenção. A análise dos resultados mostrou que houve melhoria na qualidade dos mapas conceituais e no entendimento de conceitos relacionados aos Jogos Olímpicos, organizados sob os princípios da Teoria Educacional de Novak e que novas ferramentas de ensino e aprendizagem deveriam fazer parte das aulas de educação física.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Coll C, Pozo JI, Sarabia, B, Valls E. Os conteúdos na reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre: Artmed; 2000.

Novak JD. Learning, creating, and using knowledge. 2nd. ed. New York: Routledge; 2012.

Ausubel DP, Novak JD, Hanesian H. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Interamericana; 1980.

Novak JD, Cañas AJ. The universality and ubiquitousness of concept maps. Proceedings of 4th International Conference on Concept Mapping; 2010 Oct 5-7; Viña del Mar, CL. CMC.

Cañas AJ, Novak JD. Freedom vs. restriction of content and structure during concept mapping: possibilities and limitations for construction and assessment. In: Concept Maps: Theory, Methodology, Technology. Proceedings of the 5th International Conference on Concept Mapping; 2010 Sep 17-20. Valletta, MT. CMC

Li W. The role of conceptions of ability in student cognition. In: Housner LD, Metzler MW, Schempp PG, Templin TJ. Historic traditions and future directions of research on teaching and teacher education in physical education. Morgantown: Fitness Information Technology; 2009.

Ferraz APCM, Belhot RV. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gest Prod. 2010;17(2):421-31.

Betti M, Ferraz OL, Dantas LEPBT. Educação física escolar: estado da arte e direções futuras. Rev Bras Educ Fís Esporte. 2011;25(SPE):105-15.

Ferraz OL, Macedo L. Reflexões de professores sobre a educação física na educação infantil incluindo o referencial curricular nacional. Rev Paul Educ Fís. 2001;15(1):83-102.

Perez CR, Zimmermann MA, Quintilio NK, Marconi JR. Olympic education: reports of a Brazilian reality. In: ICCSPE. The Olympics and Paralympics in Brazil: who takes the prize. Berlin: ICCSPE; 2016.

Müller, N. Olympic education. Barcelona: Centre d’Estudis Olímpcs i de l’Esport de la UAB; 2010.

Binder, DL. Teaching Olympism in schools: Olympic Education as a focus on values education. Barcelona: Centre d’Estudis Olímpcs i de l’Esport de la UAB; 2005.

Moreira MA, Masini EFS. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro; 2005.

Moura MO, Araujo ES, Ribeiro FD, Panossian ML, Moretti VD. A atividade orientadora de ensino como unidade entre ensino e aprendizagem. In: Moura MO. A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. Brasília: Liber Livros; 2010. p. 81-109.

Toigo AM, Moreira MA, Costa SSC. Revisión de la literatura sobre el uso de mapas conceptuales como estratégia didáctica y de evaluación. Investigações em Ensino de Ciências. 2012;17(2):05-39.

Shields DL, Bredemeier BL. Moral development and behavior in sports. In: Singer RN, Nausenblas, HA; Janelle, CM. Handbook of sport psychology. New York: Wiley; 2001. p. 585-603.

Cannon HM, Cannon JN, Geddes BC, Feinstein AH. Teaching values: an experiential approach. Developments in Business Simulation and Experiential Learning. 2016;43:273-83.

Downloads

Publicado

2018-12-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Aprendizagem significativa e o ensino de conceitos na Educação Física escolar: um estudo de caso com os jogos Olímpicos. (2018). Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 32(2), 219-232. https://doi.org/10.11606/1807-5509201800020219