Educoração: histórias, experiências e partilhas de aprendizagem e afetividade na escola

Autores

  • Janir Coutinho Batista Universidade Estadual de Campinas
  • Paulo Cezar Nunes Junior Universidade Federal de Itajubá
  • Elaine Prodócimo Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/1807-5509201800020233

Palavras-chave:

Afetividade, Educação, Aprendizagem, Ensino Fundamental

Resumo

O presente estudo tem por objetivo analisar a proposta do Educoração, projeto criado para atuar no desenvolvimento afetivo da criança que se utiliza de diversas ferramentas (canções, rodas de conversa, jogos cooperativos, posturas de yoga e contação de histórias) a ser realizado no contexto escolar. A implementação da proposta ocorreu em uma escola pública do município de Cerquilho (SP), em 8 encontros de uma hora e meia de duração, com frequência semanal e participaram 23 crianças do primeiro ano do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa participante e como procedimentos metodológicos foram feitas observações com registro de campo, entrevistas com professora da turma e diretora da escola e questionários. Os dados obtidos foram interpretados por meio da análise de conteúdo e organizados em três grandes categorias de análise: empatia, autoestima e aprendizagem. Os resultados mostraram que, somadas à participação do professor, as dinâmicas da proposta influenciaram na afetividade infantil e promoveram uma melhora no cotidiano da sala de aula. As atividades do Educoração contribuíram de maneira direta para que fossem abordados diversos aspectos relativos à afetividade e ao convívio das crianças na escola. Além da mudança nas relações entre as crianças e a professora e, da maior atenção de uns com os outros, a professora relatou que depois das intervenções conseguiu realizar seu trabalho com maior engajamento e interesse dos alunos, fato que permitiu que o projeto se ramificasse para outras turmas na escola.

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Publicado

2018-12-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Educoração: histórias, experiências e partilhas de aprendizagem e afetividade na escola. (2018). Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 32(2), 233-242. https://doi.org/10.11606/1807-5509201800020233