Olhares distintos sobre a noção de estabilidade e mudança no desempenho da coordenação motora grossa

Autores

  • Luciano Basso Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte
  • Cleverton José Farias de Souza Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte
  • Ulysses Okada de Araújo Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte
  • Flávio Henrique Bastos Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte
  • Thales Teixeira Bianchi Faculdade de Educação Física; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
  • Cássio Miranda Meira Júnior Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte
  • Jorge Alberto Oliveira Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte
  • António Prista Universidade Pedagógica de Moçambique; Faculdade de Ciências de Educação Física e Desporto
  • Go Tani Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte
  • José António Ribeiro Maia Universidade do Porto; Faculdade de Desporto

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1807-55092012000300015

Palavras-chave:

Estudo longitudinal, Diferenças interindividuais, Mudança intra-individual, "Tracking", Crianças

Resumo

Estudos sobre coordenação motora grossa (CMG) de crianças focam na descrição dos valores normativos em razão da idade e sexo. Poucos analisam a dinâmica da mudança do desempenho de cada criança em relação ao seu grupo ao longo do tempo. O objetivo do presente estudo foi estimar a estabilidade das diferenças interindividuais na mudança intraindividual da CMG ao longo de 18 meses. Participaram do estudo 120 escolares de sete anos de idade da cidade de Muzambinho - MG. Foram realizadas quatro coletas com intervalos de seis meses. A CMG foi avaliada pelas provas do KTK. Os valores médios apresentaram incrementos em todas as provas, diferindo entre gênero apenas para o equilíbrio à retaguarda. Os resultados da correlação entre o desempenho inicial e a mudança ao longo do tempo indicaram uma forte heterogeneidade. Os resultados da estabilidade se mostraram fracos, os quais foram discutidos em relação a diferentes trajetórias do desenvolvimento da CMG.

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Publicado

2012-09-01

Edição

Seção

Pedagógica e Comportamental

Como Citar

Basso, L., Souza, C. J. F. de, Araújo, U. O. de, Bastos, F. H., Bianchi, T. T., Meira Júnior, C. M., Oliveira, J. A., Prista, A., Tani, G., & Maia, J. A. R. (2012). Olhares distintos sobre a noção de estabilidade e mudança no desempenho da coordenação motora grossa. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 26(3), 495-509. https://doi.org/10.1590/S1807-55092012000300015