Bem estar do trabalhador docente de educação física da região sul do Brasil de acordo com os ciclos vitais

Autores

  • Jorge BOTH Universidade Estadual de Londrina; Centro de Educação Física e Esporte
  • Juarez Vieira do NASCIMENTO Universidade Federal de Santa Catarina; Centro de Desportos
  • Christi Noriko SONOO Universidade Estadual de Maringá; Centro de Ciências da Saúde
  • Carlos Augusto Fogliarini LEMOS Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Adriano Ferreti BORGATTO Universidade Federal de Santa Catarina; Centro Tecnológico

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1807-55092014000100077

Resumo

O objetivo do estudo foi avaliar o nível de associação entre os ciclos vitais e os parâmetros socioambiental (satisfação no trabalho) e individual (estilo de vida) do Bem Estar do Trabalhador Docente em Educação Física dos magistérios públicos estaduais da região sul do Brasil. Na investigação, 1645 professores responderam um questionário sócio-demográfico e profissional, além dos instrumentos QVT-PEF e PEVI. Os testes qui-quadrado, razão de verossimilhança e regressão logística multinomial, na forma bruta e em dois modelos ajustados, foram empregados para avaliar as associações. Os resultados evidenciaram que a utilização de variáveis moderadoras nas análises ajustadas do constructo da satisfação no trabalho auxiliou na compreensão das alterações de percepções dos professores ao longo da vida. Situação contrária foi demonstrada na avaliação do estilo de vida, o qual revelou que a análise bruta foi a principal maneira de observar diferenças significativas na maioria dos componentes e no computo geral.

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Publicado

2014-03-01

Edição

Seção

Sociocultural

Como Citar

Bem estar do trabalhador docente de educação física da região sul do Brasil de acordo com os ciclos vitais . (2014). Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 28(1), 77-93. https://doi.org/10.1590/S1807-55092014000100077