Periódicos online na formação de professores de Educação Física

estudo com acadêmicos da UFSC

Autores

  • Bianca Natália Poffo Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos
  • Giovani de Lorenzi Pires Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos

DOI:

https://doi.org/10.11606/1807-5509201700040845

Palavras-chave:

Formação de Professores; Periódicos Online; Educação Física; Processo de Formação.

Resumo

Esta pesquisa se desenvolveu a partir do interesse em compreender a importância que o processo de formação para a pesquisa dos professores de Educação Física tem em relação à busca de artigos e conteúdos em periódicos online. Este é um estudo de natureza empírica, com abordagem descritiva e tratamento qualitativo dos dados, tendo como interlocutores sete discentes da 7ª fase do curso de licenciatura em Educação Física da UFSC. Os dados foram interpretados pela análise de conteúdo, que resultou na criação de categorias empíricas, uma delas discutida neste texto. Como reflexões finais, afirmamos a importância da prática de pesquisa para a formação acadêmico-científica dos professores: evidenciamos que a participação em programas e grupos de pesquisa ao longo do curso aperfeiçoa o desenvolvimento no que diz respeito ao processo de autoformação; consideramos que os documentos curriculares dão importância à pesquisa, mas há limites no currículo efetivamente desenvolvido.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2017-12-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Periódicos online na formação de professores de Educação Física: estudo com acadêmicos da UFSC. (2017). Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 31(4), 845-856. https://doi.org/10.11606/1807-5509201700040845