Facilitadores e barreiras para a implementação e participação em projetos sociais que envolvem atividades esportivas: os casos dos projetos Vila na Escola e Esporte Ativo

Autores

  • Doralice Lange de Souza Universidade Federal do Paraná
  • Suélen Barboza Eiras de Castro Universidade Federal do Paraná
  • Fernando Marinho Mezzadri Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1807-55092012000300008

Palavras-chave:

Fatores, Envolvimento, Crianças, Adolescentes

Resumo

Este trabalho apresenta os principais facilitadores e barreiras para a implementação de dois projetos sociais e participação de crianças e adolescentes nos mesmos. A pesquisa foi qualitativa e os dados coletados através de entrevistas semiestruturadas com crianças, adolescentes e seus responsáveis; profissionais e voluntários dos projetos. Alguns fatores aparecem ora como facilitadores e ora como barreiras: presença ou ausência de profissionais qualificados e de apoio para o trabalho; quantidade e/ou qualidade das parcerias; nível de consistência no trabalho entre os parceiros; qualidade dos espaços, equipamentos e atividades ofertadas; nível de envolvimento da comunidade e/ou pais. Os principais facilitadores são: acesso a práticas desportivas; oportunidades de socialização e percepção dos projetos como locais mais seguros do que as ruas. A principal barreira é a falta de segurança no trajeto de casa até o local das atividades e vice-versa. Estes resultados podem contribuir para o desenvolvimento deste e de outros projetos similares.

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Publicado

2012-09-01

Edição

Seção

Sociocultural

Como Citar

Souza, D. L. de, Castro, S. B. E. de, & Mezzadri, F. M. (2012). Facilitadores e barreiras para a implementação e participação em projetos sociais que envolvem atividades esportivas: os casos dos projetos Vila na Escola e Esporte Ativo. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 26(3), 419-430. https://doi.org/10.1590/S1807-55092012000300008