Os conhecimentos de base para intervenção pedagógica do treinador de surf

Autores

  • Vinicius Zeilmann Brasil Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde e do Esporte
  • Valmor Ramos Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde e do Esporte
  • Filipy Kuhn Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde e do Esporte
  • Jeferson Rodrigues de Souza Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde e do Esporte
  • Juarez Vieira do Nascimento Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde e do Esporte

DOI:

https://doi.org/10.11606/1807-5509201700040807

Palavras-chave:

Educação Física e Esporte; Formação Profissional; Treinador de Surf.

Resumo

O objetivo do estudo foi verificar a percepção de formadores de treinador de surf a respeito dos conhecimentos de base para a intervenção pedagógica nesta modalidade. Foi realizado um estudo qualitativo de casos múltiplos, com 5 formadores, com idades entre 36 e 45 anos, com experiência como treinador e formador de treinadores. Os dados foram coletados a partir de entrevista semiestruturada e analisados com a técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos permitiram a indicação de um conjunto de conceitos que representam os conhecimentos valorizados pelos formadores, para a intervenção do treinador de surf, destacadamente, os conhecimentos específicos sobre esta modalidade, sobre as ciências do esporte, sobre os aprendizes, dos objetivos e papéis do treinador, e também o conhecimento para estabelecer relações interpessoais. Conclui-se que o risco inerente à prática desta modalidade exige do treinador de surf um conhecimento pedagógico para manter um ambiente favorável a aprendizagem, ao mesmo tempo em que preserva as sensações de aventura inerentes a esta prática.

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Publicado

2017-12-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Os conhecimentos de base para intervenção pedagógica do treinador de surf. (2017). Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 31(4), 807-817. https://doi.org/10.11606/1807-5509201700040807