A representação do ensino do basquetebol em contexto escolar: estudos de casos na formação inicial em educação física

Autores

  • Valmor Ramos Universidade do Estado de Santa Catarina; Centro de Educação Física, Fisioterapia e Desportos
  • Amândio Braga dos Santos Graça Universidade do Porto; Faculdade de Desporto
  • Juarez Vieira do Nascimento Universidade Federal de Santa Catarina; Centro de Desportos

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1807-55092006000100004

Palavras-chave:

Educação física, Ensino, Conhecimento pedagógico do conteúdo, Basquetebol

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi descrever as atividades de ensino do basquetebol em contexto escolar de estudantes universitários de Educação Física em situação de estágio supervisionado. Os procedimentos metodológicos adotados caracterizaram esta pesquisa como sendo descritiva e interpretativa de estudos de casos múltiplos. Os dados foram obtidos a partir de observações sistemáticas, entrevistas formais semi-estruturadas e planejamentos escritos de três estudantes da 6a. fase do curso de licenciatura. Os resultados mostram que dois estagiários utilizaram-se da metodologia analítica e destinaram mais tempo de suas aulas ao ensino dos fundamentos técnicos da modalidade desportiva em questão. Quanto às condições das tarefas de aprendizagem, estes estagiários empregaram principalmente exercícios para o desenvolvimento de fundamentos individuais de ataque e exercícios de combinação destes fundamentos individuais. As progressões de exercícios foram realizadas, em sua maioria, sem oposição do adversário. O terceiro estagiário utilizou-se da metodologia de ensino para a compreensão do jogo, destinando a maior parte de suas aulas aos conteúdos da tática individual e de grupo. Apesar das semelhanças verificadas entre os estagiários investigados, quanto aos conteúdos e às metodologias empregadas na iniciação do basquetebol, identificou-se propósitos pessoais distintos para o ensino, diretamente relacionados à experiência pessoal de prática desportiva.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2006-03-01

Edição

Seção

naodefinida

Como Citar

Ramos, V., Graça, A. B. dos S., & Nascimento, J. V. do. (2006). A representação do ensino do basquetebol em contexto escolar: estudos de casos na formação inicial em educação física . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 20(1), 37-49. https://doi.org/10.1590/S1807-55092006000100004