Instrução contendo a estrutura rítmica da habilidade melhora a eficiência na aprendizagem da pernada do nado peito

Autores

  • Bettina Ried Escola Superior de Educação Física de Jundiaí
  • Graciele Massoli Rodrigues Escola Superior de Educação Física de Jundiaí
  • Cassio M. Meira Junior Universidade São Judas Tadeu; Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/1807-5509201800010095

Palavras-chave:

Instrução, Desempenho, Aprendizagem motora, Natação, Nado peito

Resumo

A aprendizagem de habilidades motoras pode ser promovida mediante instrução visual ou auditiva que transmite informações sobre diversas características da habilidade, tais como espaciais ou rítmicas. Para habilidades aquáticas como a pernada do nado peito, os manuais técnicos enfatizam características espaciais, negligenciando aspectos rítmicos da habilidade, apesar de a teoria da aprendizagem motora considerar o timing relativo uma característica crucial na distinção entre uma habilidade e outra. Objetivou-se analisar o impacto da instrução com e sem a informação sobre a estrutura rítmica correta, transmitida visual ou auditivamente, sobre a aprendizagem da pernada do nado peito. Cinquenta estudantes de Educação Física foram distribuídos em quatro grupos experimentais (instrução auditiva, visual, com e sem informação rítmica correta) e realizaram 400 tentativas de aquisição da pernada do nado peito, mais 50 de retenção e 50 de transferência, durante as quais foram mapeados os índices de pernada, de configuração rítmica e espacial. Os resultados mostraram índices marginalmente melhores (p=0,075), no teste de retenção, dos participantes que receberam a instrução com a informação rítmica correta, e uma forte correlação entre os índices de pernada com os de configuração rítmica ao longo de todo o processo, mas não com os de configuração espacial. Não houve diferença entre os grupos de instrução visual e auditiva. Esses resultados corroboram resultados anteriores sobre os efeitos da informação rítmica na aprendizagem de uma habilidade motora complexa, e reforçam o papel do ritmo na eficiência na execução de uma habilidade e consequentemente na sua aprendizagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Laguna P. Task complexity and sources of task-related information during the observational learning process. J Sports Sci. 2008;26(10):1097-113

Hodges NJ, Williams AM, Hayes SJ, Breslin G. What is modelled during observational learning? J Sports Sci. 2007;25:531-45.

Hodges N, Franks I. Instructions, demonstrations and the learning process. In: Williams M, Hodges F, editors. Skill acquisition in sport: research, theory & practice. New York: Routledge; 2004. p. 145-174.

Tani G, Bruzi AT, Bastos FH, Chiviakowsky S. O estudo da demonstração em aprendizagem motora: estado da arte, desafios e perspectivas. Rev Bras Cineantropom Desempenho Hum. 2011;13(5):392-403.

Künzell S. Optimal attentional focus in practical sport settings: always external or task specific? Bewegung und Training [Internet]. 2007 [cited 2019 Feb 28];1:27-8. Available from http://bit.ly/2tGmdsb

Schmidt RA, Wrisberg CA. Aprendizagem e performance motora. Porto Alegre: Artmed; 2011.

Meinel K; Schnabel G. Bewegungslehre Sportmotorik. Aachen: Meyer & Meyer; 2007.

Vogt S, Tomaschke R. From visuo-motor interactions to imitation learning: behavioural and brain imaging studies. J Sports Sci. 2007;25(5):497-517.

Tani G, Corrêa UC, Basso L, Benda RN, Ugrinowitsch H, Choshi K. An adaptive process model of motor learning: insights for the teaching of motor skills. Nonlinear Dynamics Psychol Life Sci. 2014;18(1),47-65.

Brochard R, Touzalin P, Després O, Dufour A. Evidence of beat perception via purely tactile stimulation. Brain Res. 2008;1223:59-64.

Grahn J, Henry M, Mcauley J. FMRI investigation of cross-modal interactions in beat perception: audition primes vision, but not vice versa. Neuroimage. 2011;54:1231-43.

Thaut M. Rhythm, music and the brain. New York: Routledge; 2005. p. 4.

Ungerechts B, Persyn U, Colman V. Analysis of swimming techniques using vortex traces. In: Proceedings of the 18th International Symposium on Biomechanics in Sports [Internet]; 2000 Jun 25-30; Hong Kong, China. Konstanz: ISBS; 2000. p. 1. Available from http://bit.ly/2EjhFwR

Triantafyllou MS, Triantafyllou GS, Yue DKP. Hydrodynamics of fishlike swimming. Annu Rev Fluid Mech. 2000;32:33-53.

Takagi H, Sugimoto S, Nishijima N, Wilson B. Swimming: differences in stroke phases, arm‐leg coordination and velocity fluctuation due to event, gender and performance level in breaststroke. Sports Biomech. 2004;3(1):15-27.

Seifert L, Chollet D. A new index of flat breaststroke propulsion: a comparison of elite men and women. J Sports Sci. 2005;23(3):309-20.

Makarenko LP. Natação. Porto Alegre: Artmed; 2001.

Lewin K. Schwimmsport. Berlin: Sportverlag; 1974.

Counsilman JE. Schwimmen. Bad Homburg: Limpert; 1978.

Reischle K. Biomechanik des Schwimmens. Bockenem: Fahnemann; 1988.

Maglischo E. Nadar mais rápido. Barueri: Manole; 1999.

Colwin C. Nadando para o século XXI. Barueri: Manole; 2000.

Ungerechts B, Volck G, Freitag W. Lehrplan Schwimmsport. Schorndorf: Hofmann; 2002.

Bissig M, Gröbli C, Amos L, Cserepy S. Schwimmwelt: Schwimmen lernen, Schwimmtechnik optimieren. Bern: Schulverlag; 2004.

Wilke K. Schwimmen lernen fuer Kinder und Erwachsene. Aachen: Meyer & Meyer; 2007.

Sanchez J, Arellano R. Stroke index values according to level, gender, swimming style and event race distance. In: Gianikellis K, editor. Proceedings of the XXth International Symposium on Biomechanics in Sports [Internet]. Cáceres: Universidad de Extremadura; 2002 [cited 2019 Feb 28]. p. 56-9. Available from http://bit.ly/2TkYpsb

Seifert L, Chollet D. Inter-limb coordination and constraints in swimming: a review. In: Beaulieu NP, editor. Physical activity and children: new research. New York: Nova Science; 2008. p. 65-93.

Soni R. Rebecca Soni: Adding a second kick to your breaststroke [video]. YouTube; 2012 [cited 2019 Feb 28]. Available from http://bit.ly/2Svopg1

Weber PA, Schumacher D, Battanta P. Swimworld basic 2 [DVD]. Magglingen: Bundesamt fuer Sport; 1999.

Sanli EA, Patterson JT, Bray SR, Lee TD. Understanding self-controlled motor learning protocols through the self-determination theory. Front Psychol. 2012;3:611.

Apolinário MR, Oliveira TAC, Ferreira LF, et al. Efeitos de diferentes padrões respiratórios no desempenho e na organização temporal das braçadas do nado “Crawl”. Rev Bras Educ Fís Esp. 2012;26(1):149-59.

Ellis PD. The essential guide to effect sizes. Cambridge: University Press; 2010.

Nuzzo R. Scientific method: statistical errors. Nature. 2014,506:150-2.

Wulf G, Chiviacowsky S, Schiller E, Ávila LTG. Frequent external-focus feedback enhances motor learning. Front Psychol. 2010;1:190. doi: 10.3389/fpsyg.2010.00190

Rieder H, Balschbach R, Payer B. Lernen durch Rhythmus. Köln: Sport und Buch Strauss; 1991.

Wang L, Hart M. Influence of auditory modeling on the learning of a swimming skill. Percept Mot Skills. 2005;100:640-8.

Langendorfer SJ, Bruya LD. Aquatic readiness. Champaign: Human Kinetics; 1995.

Frank G. Koordinative Fähigkeiten im Schwimmen. Schorndorf: Hofmann; 2008.

Ried B, Rodrigues G, Gama EF. Rhythm and its perception in the central nervous system. J Morphol Sci. 2015;31(3):187-97.

Koffka K. Experimental-Untersuchungen zur Lehre vom Rhythmus. Leipzig: Barth; 1908.

Spitznagel A. Zur Geschichte der psychologischen Rhythmusforschung. In: Müller K, Aschersleben G, editors. Rhythmus. Ein interdisziplinäres Handbuch. Bern: Huber; 2000. p. 1-40.

Shelton AL, McNamara TP. Systems of spatial reference in human memory. Cogn Psychol. 2001;43(4):274-310.

Lent R. Cem bilhões de neurônios? Conceitos fundamentais de neurociência. São Paulo: Atheneu; 2010.

Molinari M, Leggio MG, De Martin M, Cerasa A, Thaut M. Neurobiology of rhythmic motor entrainment. Ann N Y Acad Sci. 2003;999:313-21.

Limb CJ, Kemeny S, Ortigoza EB, Rouhani SL, Braun AR. Left hemispheric lateralization of brain activity during passive rhythm perception in musicians. Anat Rec A Discov Mole Cell Evol Biol. 2006;288(4):382-9.

Grahn JA, Brett M. Rhythm and beat perception in motor areas of the brain. J Cogn Neurosci. 2007;19(5):893-906.

Chen J, Penhune VB, Zatorre RJ. Listening to musical rhythms recruits motor regions of the brain. Cereb Cortex. 2008;18:2844-54.

Bengtsson SL, Ullen F, Ehrsson H, et al. Listening to rhythms activates motor and premotor cortices. Cortex. 2009;45(1):62-71.

Downloads

Publicado

2018-12-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Instrução contendo a estrutura rítmica da habilidade melhora a eficiência na aprendizagem da pernada do nado peito. (2018). Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 32(1), 95-108. https://doi.org/10.11606/1807-5509201800010095