As representações de corpo feminino nos discursos de mestrandas em educação física

Autores

  • Morgana Claudia Silva Faculdade Integrada de Campo Mourão, Campo Mourão, PR, Brasil
  • Antônio Geraldo Magalhães Gomes Pires Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil
  • Larissa Michelle Lara Centro de Ciências da Saúde, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.11606/1807-5509201800030461

Palavras-chave:

Educação, Programa de mestrado, Representações sociais, Saúde

Resumo

No presente estudo objetivou-se identificar e analisar as representações sociais sobre corpo instituídas no imaginário de mestrandas vinculadas a programa de pós-graduação stricto-sensu em educação física de universidades públicas do Estado do Paraná. A pesquisa de natureza exploratória com análise qualitativa dos dados foi desenvolvida com aporte da teoria das representações sociais, o que proporcionou as condições básicas para a compreensão do objeto investigativo. Para a identificação dos sentidos das representações, extraídos por meio de entrevistas com 13 mestrandas, utilizou-se da técnica de Análise do Discurso. Os resultados da pesquisa apontam que as representações sociais do corpo das mestrandas continuam apoiadas nas relações cotidianas e nos discursos que estão imbricados na sociedade, no qual o corpo perfeito, magro, moldado/sarado ainda continua sendo o padrão social de beleza instituído no imaginário social da sociedade de forma geral.

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Publicado

2018-09-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

As representações de corpo feminino nos discursos de mestrandas em educação física. (2018). Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 32(3), 461-473. https://doi.org/10.11606/1807-5509201800030461