Cenário de Práticas para a Formação Universitária: O Olhar dos Estudantes

Autores

  • Ana Maria Cervato-Mancuso Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública, São Paulo
  • Nadine Marques Nunes Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública, São Paulo
  • Elisabete Agrela de Andrade Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v14i0p59-70

Palavras-chave:

Ensino Superior, Competências Profissionais, Nutrição, Extensão Universitária

Resumo

A Educação Universitária tem como desafio atual o aprimoramento de suas práticas pedagógicas. O objetivo do presente trabalho foi conhecer os valores e significados atribuídos, por estudantes do curso de Nutrição da USP, às suas experiências de extensão universitária. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, utilizando-se o grupo focal como técnica de coleta de dados. Foram realizados cinco grupos, divididos entre as principais atividades realizadas: Empresa Júnior, Iniciação Científica, Associação Atlética, Clínica de Nutrição e Jornada Universitária. Verifica-se que os estudantes consideraram que cada atividade colabora com o desenvolvimento de competência ou habilidade profissional específica. Dentre elas, destacam-se: autonomia, autoconfiança, comunicação interpessoal, comunicação social, trabalho em equipe, visão ampliada dos problemas e das necessidades sociais, conhecimento técnico e teórico específico, atenção integral, contato com a realidade profissional, entre outras. Conclui-se que as atividades de extensão universitária contribuem tanto para que, especificamente na área da saúde, os projetos pedagógicos sejam flexíveis para a incorporação dessas atividades.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Maria Cervato-Mancuso, Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública, São Paulo

    Docente do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP-USP)

  • Nadine Marques Nunes, Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública, São Paulo

    Nutricionista e mestranda da Faculdade de Saúde Pública (FSP-USP)

  • Elisabete Agrela de Andrade, Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública, São Paulo

    Psicóloga e doutoranda da Faculdade de Saúde Pública (FSP-USP)

Downloads

Publicado

2015-11-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Cenário de Práticas para a Formação Universitária: O Olhar dos Estudantes. (2015). Revista De Cultura E Extensão USP, 14, 59-70. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v14i0p59-70