Difusão de Ciências: Um Instrumento para Incluir Socialmente e Despertar Vocações Científicas e Tecnológicas em Jovens de Todo o País
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v14i0p83-93Palavras-chave:
Difusão Científica, Exposição, Olimpíada de FísicaResumo
Os pesquisadores do Grupo de Óptica do IFSC, na Universidade de São Paulo, vêm realizando intensas atividades de difusão de Ciência desde 2001, por meio de exposições itinerantes, workshops e de feiras de ciências em escolas e espaços públicos. Além disso, gerenciam o canal TV Ciência, 24 horas no ar, e mantêm colunas científicas em rádio, sites e jornais. Por meio dessas mídias são veiculados programas científicos para várias regiões do país. Outra atividade relevante é a organização da Olimpíada Brasileira de Física e da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas, que juntas contaram com a inscrição de 863.402 alunos na primeira fase. No presente trabalho, são abordadas as atividades gerais de difusão do Grupo de Óptica, com destaque ao treinamento dos professores e monitores. Em seus depoimentos os estudantes monitores citam como benefícios dos projetos a ampliação dos seus conhecimentos científicos, além de sensível melhoria na capacidade de oratória em público e da capacidade de organizar eventos e de responder às situações imprevistas. Esperamos que tais ações venham a ampliar o campo de possibilidades que esses jovens terão no mercado de trabalho, além de conceder-lhes uma atitude mais eficaz e positiva frente aos inúmeros desafios da vida.
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