Aproximando Universidade e Escola Técnica: Lições Aprendidas com o Incentivo à Pesquisa no Ensino Médio Profissionalizante

  • Alessandro de Oliveira dos Santos Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
  • Bernardo Parodi Svartman Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
  • Fernando Viana de Carvalho Rocco Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
  • Luis Guilherme Galeão-Silva Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
  • Ricardo Casco Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
  • Gustavo Martineli Massola Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
Palavras-chave: Extensão. Iniciação Científica. Ensino Médio Profissionalizante

Resumo

O artigo descreve um estudo de monitoramento dos resultados das atividades de um projeto de aproximação entre universidade e escola técnica, em curso desde 2011, no Vale do Ribeira-SP, que reúne docentes do Instituto de Psicologia da USP, professores e estudantes das escolas técnicas dos municípios de Registro e Iguape. Por meio de questionários aplicados junto aos professores das escolas técnicas, entrevistas em grupo com os estudantes, leitura de relatórios elaborados por eles e conteúdos de um vídeo contendo suas narrativas, descreve-se os efeitos do projeto para a turma de estudantes do ano de 2012. A análise dos dados priorizou os ganhos formativos e pessoais dos estudantes com a participação no projeto, descrevendo seu desempenho e progresso. O estudo de monitoramento mostrou que a participação no projeto favoreceu aquisições de caráter acadêmico e relacional dos estudantes, contribuindo para que melhorassem suas habilidades de leitura e escrita, a organizar melhor os materiais de estudo, a ampliar sua capacidade de trabalhar em equipe e de cumprir prazos para realização de atividades. O artigo discute o potencial de iniciativas dessa natureza para valorização do intercâmbio entre universidade e escola pública e integração entre pesquisa e extensão universitária

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandro de Oliveira dos Santos, Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
docente do Instituto de Psicologia da USP
Bernardo Parodi Svartman, Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
docente do Instituto de Psicologia da USP
Fernando Viana de Carvalho Rocco, Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
mestrando do Instituto de Psicologia USP
Luis Guilherme Galeão-Silva, Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
docente do Instituto de Psicologia da USP
Ricardo Casco, Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
pós-doutorando do Instituto de Psicologia da USP
Gustavo Martineli Massola, Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
docente do Instituto de Psicologia da USP
Publicado
2016-06-30
Como Citar
Santos, A., Svartman, B., Rocco, F., Galeão-Silva, L., Casco, R., & Massola, G. (2016). Aproximando Universidade e Escola Técnica: Lições Aprendidas com o Incentivo à Pesquisa no Ensino Médio Profissionalizante. Revista De Cultura E Extensão USP, 15, 61-73. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v15i0p61-73
Seção
Artigos