Educação nas Prisões e Universidade Pública: Reflexões Sobre o Papel da Extensão Universitária

  • Roberto da Silva Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação. Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação
  • Carolina Bessa Ferreira de Oliveira Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
Palavras-chave: Educação nas Prisões. Universidade. Extensão

Resumo

O artigo apresenta algumas reflexões sobre as possibilidades de extensão universitária, a partir do seu papel instituído, no contexto da Educação nas prisões, com foco na Universidade Pública. Para tanto, parte das origens e objetivos da extensão universitária, seu histórico e fundamentos, e analisa o potencial extensionista em relação ao sistema prisional, problematizando a situação do Estado de São Paulo, cuja popula- ção prisional é, quantitativamente, a maior do Brasil e onde a extensão universitária nesse contexto revela uma inflexão na postura do Estado. Utiliza-se a metodologia de pesquisa qualitativa, a partir de uma revisão bibliográfica e análise da legislação atinente ao tema. Dentre as principais considerações finais, aponta-se a carência de estudos e ações de extensão universitária no âmbito do sistema prisional, o que resulta em grande lacuna a ser trabalhada pelas Universidades Públicas, no exercício de seu papel extensionista

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Biografia do Autor

Roberto da Silva, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação. Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação
professor Livre Docente do Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
Carolina Bessa Ferreira de Oliveira, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo
Publicado
2016-06-30
Como Citar
Silva, R., & Oliveira, C. (2016). Educação nas Prisões e Universidade Pública: Reflexões Sobre o Papel da Extensão Universitária. Revista De Cultura E Extensão USP, 15, 85-95. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v15i0p85-95
Seção
Artigos