Formação Permanente de Professores de Educação Profissional Técnica de Nível Médio: Parceria Universidade e Escola Técnica

Autores

  • Adriana Katia Corrêa Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Maria Conceição Bernardo de Mello e Souza
  • Maria José Clapis Maria José Clapis Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Debora Silva Fornazieri Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v17i0p57-66

Palavras-chave:

Formação de Professores. Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Saúde.

Resumo

A atuação de professores na modalidade educação profissional técnica de nível mé- dio (EPTNM) na área da saúde, especificamente na enfermagem, é de fundamental importância, tendo em vista o contingente numérico de trabalhadores técnicos de enfermagem (e auxiliares) e a relevância das ações de cuidado pelas quais se responsabilizam nos cenários da saúde, nos distintos níveis de atenção. O objetivo deste relato de experiência é descrever e apontar algumas reflexões acerca do projeto de extensão, “Formação de professores de escolas técnicas: interfaces com a licenciatura em enfermagem”, apoiado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo desenvolvido desde agosto de 2016, explicitando também outras atividades voltadas à formação permanente do professor que o antecederam. São destacados aspectos importantes em relação aos processos e aos produtos que compõem esse projeto, sendo pontuadas reflexões e tendo em vista as suas implicações para os envolvidos. Trata-se de uma proposta que, voltada à qualificação da formação do professor enfermeiro e do aluno da EPTNM na área da saúde/enfermagem, pode promover a articulação universidade-escola técnica contribuindo com o fortalecimento do compromisso social da universidade com a educação e a saúde.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Adriana Katia Corrêa, Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
    professora de Educação Profissional em Enfermagem do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP).
  • Maria Conceição Bernardo de Mello e Souza
    professora aposentada de Educação Profissional em Enfermagem do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP)
  • Maria José Clapis Maria José Clapis, Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
    professora de Educação Profissional em Enfermagem do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP)
  • Debora Silva Fornazieri, Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
    aluna do 4º ano do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP)

Downloads

Publicado

2017-05-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Formação Permanente de Professores de Educação Profissional Técnica de Nível Médio: Parceria Universidade e Escola Técnica. (2017). Revista De Cultura E Extensão USP, 17, 57-66. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v17i0p57-66