Contexto Sócio-Cultural Da Universidade Nas Atividades De Extensão: A Parceria Cefet-Criaad

  • Edvar Fernandes Batista Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
  • André Queiroz Ferreira de Mello Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Parceria. Aprendizado. Extensão.

Resumo

Considerando a inserção do CEFET/RJ-Nova Friburgo em uma área que abrange outras sete instituições de ensino, formando um verdadeiro polo irradiador da educação, com amplo potencial para colocar em prática a diretriz do Plano Nacional de Educação (PNE), consistente na superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação, o presente projeto define seu escopo na oferta de parceria com o Centro de Recursos de Atendimento ao Adolescente (CRIAAD), no sentido de abastecer seu programa pedagógico, com conteúdos que estimulem nos alunos a formação do pensamento crítico, na direção de um aprendizado voltado para o reconhecimento da cidadania como valor universal do ser humano. Nesse contexto, o CEFET/RJ- Nova Friburgo apresenta contribuição através de uma grade de disciplinas voltadas para dois grupos denominados Saberes e Competências. Através do estudo da cidadania e cultura de Nova Friburgo e região, os alunos serão capacitados como Condutores de Visitantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edvar Fernandes Batista, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Professor de Gestão em Turismo e Hotelaria do CEFET/RJ-Campus Nova Friburgo e Mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense(UFF)
André Queiroz Ferreira de Mello, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Professor de Legislação aplicada ao Turismo e Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro ( PUC-RIO)
Publicado
2017-03-22
Como Citar
Batista, E., & Mello, A. Q. (2017). Contexto Sócio-Cultural Da Universidade Nas Atividades De Extensão: A Parceria Cefet-Criaad. Revista De Cultura E Extensão USP, 16, 34-46. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v16i0p34-46
Seção
Artigos