Arte Com Resíduos Recicláveis: Fonte de Renda e Inclusão Social

  • Renata Colombo Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades
  • Sueli Silva dos Santos Panerari Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades
  • Juliana Reis de Araújo Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
Palavras-chave: Recicláveis. Artesanato. Sustentabilidade. Meio Ambiente. Sociedade.

Resumo

Um dos problemas que está inserido diretamente na rotina da sociedade, sendo um risco ao meio ambiente e à saúde humana, são os resíduos sólidos. A Política Nacional de Resíduos Sólidos determinou a realização de planos de gerenciamento destes resíduos e formalizou a atividade de reciclagem. Contudo ainda se faz necessária a estimulação de sistemas integrados de gestão, como a reutilização. Dentro deste contexto, foram desenvolvidas oficinas de artes ensinando a fabricação de produtos artesanais a partir de resíduos passíveis de reaproveitamento. Até o momento foram oferecidas duas oficinas, realizadas no campus da USP Leste. Em cada oficina foram oferecidas doze aulas de quatro horas de duração. A dinâmica das aulas se deu através da discussão inicial de temas ambientais e posteriormente da confecção das peças. Os participantes frequentaram assiduamente as aulas e demonstraram dedicação e entusiasmo com as peças fabricadas. Durante as oficinas constatou-se uma conscientização e um interesse crescente dos participantes no reaproveitamento dos resíduos, bem como, uma perceptível integração dos participantes. Constatou-se ainda que o projeto auxiliou na melhoria da alto estima e de demais problemas psicológicos e emocionais relatados pelos participantes. Conclui-se que o projeto contribuiu para a sustentabilidade, meio ambiente e integração social da zona leste de São Paulo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Colombo, Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades
Doutora em Química Analítica formada pelo Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP). Atualmente é docente e pesquisadora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP), atuando nas subáreas de instrumentação analítica, produtos naturais, química verde e ambiental (com ênfase para o reaproveitamento de resíduos).
Sueli Silva dos Santos Panerari, Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades
Graduanda em Licenciatura em Ciências da Natureza pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP), atualmente é bolsista do Programa Unificado de Bolsas
Juliana Reis de Araújo, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
Formada em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP). Foi bolsista do Programa Unificado de Bolsas, na modalidade Cultura e Extensão, desenvolvendo projeto de aproveitamento de resíduos sólidos na confecção de peças de artesanato. Atua na área de empreendedorismo social, sustentabilidade, reutilização de materiais e design.
Publicado
2017-03-22
Como Citar
Colombo, R., Panerari, S. S., & Araújo, J. (2017). Arte Com Resíduos Recicláveis: Fonte de Renda e Inclusão Social. Revista De Cultura E Extensão USP, 16, 96-105. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v16i0p96-105
Seção
Artigos