Utilização do ciclo de indagação em um clube de ciências como proposta de integração entre o ensino público escolar e universitário no litoral norte de São Paulo

Autores

  • Luciano Douglas dos Santos Abel Universidade de São Paulo. Centro de Biologia Marinha
  • Sérgio Augusto Coelho de Souza Universidade Federal do ABC (UFABC)
  • María Soledad López Universidad Nacional de Córdoba

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v18i0p69-80

Palavras-chave:

Clube de Ciências. Ciclo de Indagação. EEPE. CEBIMar. Ensino Fundamental.

Resumo

O Centro de Biologia Marinha (CEBIMar) da USP promove algumas ações de extensão universitária, com destaque para um projeto em parceria com uma escola pública, denominado Clube de Ciências, que trabalha o processo de construção do conhecimento científico com alunos do ensino fundamental. As atividades são pautadas pelo Ensino de Ecologia no Pátio da Escola (EEPE), uma proposta didático-pedagógica que utiliza a curiosidade como base para o questionamento e investigação do ambiente. A ferramenta metodológica do EEPE é o Ciclo de Indagação, uma abordagem alternativa ao método científico convencional que presume responder uma pergunta originada da observação do ambiente por meio de uma ação que resulta numa coleta de dados, os quais levam a uma discussão e à proposição de uma nova pergunta. As atividades contaram com participação relevante dos estudantes, docentes e discentes de ambas as instituições. A forma de trabalho vem sendo avaliada e modificada desde o início do Clube, a fim de tornar a atividade cada vez mais atrativa e lúdica para os participantes. Apesar das dificuldades em manter o número de estudantes até o fim das atividades, o Clube de Ciências demonstrou ser um poderoso agente para o envolvimento da comunidade acadêmica em projetos de extensão universitária e no engajamento de alunos do ensino público com temas socioambientais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luciano Douglas dos Santos Abel, Universidade de São Paulo. Centro de Biologia Marinha
    Bacharel e licenciado em Ciências Biólogicas e mestre em Genética e Evolução pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente trabalha em projetos de extensão universitária no Centro de Biologia Marinha da USP, atuando com o EEPE desde 2012.
  • María Soledad López, Universidad Nacional de Córdoba
    Bióloga pela Universidad Nacional de Córdoba (Argentina) com doutorado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pós-doutoranda do Centro de Biologia Marinha da USP.

Downloads

Publicado

2017-11-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Utilização do ciclo de indagação em um clube de ciências como proposta de integração entre o ensino público escolar e universitário no litoral norte de São Paulo. (2017). Revista De Cultura E Extensão USP, 18, 69-80. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v18i0p69-80