Cuidando do cuidador familiar: percepções acadêmicas sobre projeto de extensão
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v18i0p83-92Palavras-chave:
Cuidadores. Serviços de Assistência Domiciliar. Enfermagem. Relações Comunidade-Instituição.Resumo
Objetivamos conhecer a percepção de acadêmicos de enfermagem e terapia ocupacional em relação aos sentimentos despertados durante a atuação no Projeto de Extensão “Um olhar sobre o cuidador familiar: quem cuida merece ser cuidado”. Trata-se de um relato de experiência, produzido a partir do projeto desenvolvido no período de junho de 2015 a dezembro de 2016, o qual realizou quatro encontros com cuidadores familiares de pacientes vinculados ao Programa Melhor em Casa ou ao Programa de Internação Domiciliar Interdisciplinar. Os dados foram extraídos dos registros realizados nas fichas dos cuidadores em janeiro de 2017 e aproximados de forma temática. Surgiram quatro categorias que compreendem as percepções dos acadêmicos que apresentaram sentimentos ou situações semelhantes entre si: percepções de vínculo com os cuidadores familiares; sentimentos vivenciados pelos acadêmicos ao cuidar de cuidadores; o olhar acadêmico sobre o cuidador familiar e saberes além da graduação. É comum o aparecimento de diversos sentimentos nos relatos dos acadêmicos, sobretudo os que se compadecem ou preocupam-se com a situação vivida pelo cuidador. Concluímos que o vínculo produzido com os cuidadores através da prestação do cuidado mostra a relevância do projeto de extensão na formação acadê- mica, permitindo a manutenção de questões já vistas na graduação.Downloads
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Publicado
2017-11-27
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Cuidando do cuidador familiar: percepções acadêmicas sobre projeto de extensão. (2017). Revista De Cultura E Extensão USP, 18, 83-92. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v18i0p83-92